O modelo competitivo está baseado nas suposições que são restritas e improváveis de serem satisfeitas em qualquer mercado mundial. Indústrias que exibem muitas das seguintes características são ditas perfeitamente competitivas. De acordo com a teoria, sob competição pura, a demanda para muitas mercadorias é proveniente de um grande número de compradores, que agem independentemente um do outro, raramente fazendo qualquer esforço consciente para influenciar o preço. A oferta é também provida por muitos produtores pequenos cuja produção individual não é suficiente para influenciar o preço de mercado. Portanto, a essência do conceito é que o mercado é inteiramente impessoal.
Quais são as características de um mercado puramente competitivo? Marque a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
a. Cada produtor está continuamente ajustando o produto para maximizar lucro. O lucro é a diferença entre receita total (RT) e custo total (CT). Na situação de mercado perfeitamente competitivo, o lucro é maximizado quando a receita marginal se iguala ao custo marginal. A receita marginal também se iguala ao preço já que todos os produtores são tomadores de preço.
b. Estrutura fabril destinada a grandes centos comerciais.
c. O fenômeno é particularmente sentido na profissão dos economistas, onde vicejam seitas que cultivam falsos ídolos (o “mercado”, o “planejamento”, o “liberalismo”, o “socialismo” e “tutti quanti”) e se propaga a “salvação” por caminhos que a história já mostrou que não levam a nenhum lugar. Ou negam qualquer papel para o Estado, ou o elevam ao nível de divindade: um ente sobrenatural onisciente, causa de si mesmo e que, portanto, deve ser onipresente.
d. Mercado de divisas relacionados a demanda de produtos manufaturados.
e. Grande número de compradores e vendedores, produto homogêneo, ausência de restrições artificiais à procura, à oferta e aos preços de qualquer produto negociado, mobilidade de produtos e de recursos, perfeito conhecimento das informações necessárias sobre preço, processo de produção e ação dos outros produtos.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a c. O fenômeno é particularmente sentido na profissão dos economistas, onde vicejam seitas que cultivam falsos ídolos (o “mercado”, o “planejamento”, o “liberalismo”, o “socialismo” e “tutti quanti”) e se propaga a “salvação” por caminhos que a história já mostrou que não levam a nenhum lugar. Ou negam qualquer papel para o Estado, ou o elevam ao nível de divindade: um ente sobrenatural onisciente, causa de si mesmo e que, portanto, deve ser onipresente.
As características dos mercados competitivos são as seguintes:
- Existem muitos vendedores e compradores no mercado;
- Todos detém apenas uma pequena parcela do mercado;
- Os bens ofertados possuem baixo grau de diferenciação;
- Não há barreiras de entrada no mercado.
Pode-se dizer, portanto, que o mercado competitivo se caracteriza pela falta de vantagens competitivas por parte das empresas
Resposta:
Grande número de compradores e vendedores, produto homogêneo, ausência de restrições artificiais à procura, à oferta e aos preços de qualquer produto negociado, mobilidade de produtos e de recursos, perfeito conhecimento das informações necessárias sobre preço, processo de produção e ação dos outros produtos.
Explicação: