"O mito se opõe ao logos como a fantasia à razão, como a palavra que narra à palavra que demonstra. Logos e mito são as duas metades da linguagem, duas funções igualmente fundamentais da vida do espírito." (GRIMAL, Pierre. A mitologia
grega. 3.d. São Paulo: Brasiliense, 1982. - Primeiros Voos).
Sobre a passagem do Mito à Filosofia:
I. A força da mensagem dos mitos está na capacidade que possui de sensibilizar as estruturas profundas, inconscientes, do psiquismo humano.
II. Essa passagem ocorreu durante longo processo histórico, com um rompimento brusco e imediato com as formas de conhecimento utilizadas no passado.
III. Durante muito tempo, os primeiros filósofos gregos compartilharam de crenças míticas, enquanto desenvolviam o conhecimento racional que caracterizaria a filosofia.
IV. Essa passagem do mito à razão, deixa claro que não havia uma lógica do mito e que, de outro lado, a realidade filosófica excluía o poder lendário.
Estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I e II.
b) II e IV.
c) I e III.
d) I, II e IV.
e) II e III
Soluções para a tarefa
Resposta: c) I e III.
Explicação:
Os gregos antigos, que ofereceram à humanidade uma concepção de homem inteiramente nova em seu tempo, proclamando-o um ser livre, a quem o Estado devia servir e auxiliar no desenvolvimento físico e espiritual, esforçaram-se por compreender o ser humano e puseram sua compreensão a serviço dos outros homens. Seus mitos, certamente mais antigos do que a época em que começaram a adquirir uma consciência de sua posição única entre os povos seus contemporâneos, são uma herança que revela - entre outras coisas - os questionamentos que povoavam seu mundo mental e sua vida
Mito diz respeito às explicações do princípio das coisas e do cosmos por intermédio dos deuses e das suas ações (C).
Questões sobre mitologia:
- I. Verdadeiro. O mito tem a capacidade de sensibilizar o leitor e o ouvinte, trazendo aspectos religiosos para a cognição humana.
- II. Falso. A passagem da mitologia para a filosofia não ocorreu de modo brusco, mas de forma amena e natural.
- III. Verdadeiro. Os primeiros filósofos gregos compartilharam de crenças míticas.
- IV. Falso. Tanto no mito quanto na filosofia havia uma lógica dos discursos míticos, sendo que a realidade filosófica não excluía o poder lendário.
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