O mito pimentel e prometeu
Soluções para a tarefa
Segundo a lenda grega, Prometeu e seu irmão Epimeteu eram titãs encarregados de criar os mortais, tanto animais como seres humanos.
Prometeu - cujo nome significa “aquele que vê antes”, ou seja, que tem a clarividência - ficou com a missão de supervisionar as criações do irmão Epimeteu - que tem como significado em seu nome “aquele que vê depois”, isto é aquele que tem “ideias tardias”.
Assim, Epimeteu fez os animais e lhes concedeu dons variados como força, coragem, velocidade, presas, garras, asas e agilidade. Quando chegou a vez dos seres humanos, criados a partir do barro, não havia mais habilidades para serem destinadas.
O titã então conversa com seu irmão Prometeu e lhe explica a situação.
Prometeu, se compadecendo da humanidade, rouba o fogo dos deuses e concede aos homens e mulheres mortais, fato que lhes deu vantagens em relação aos outros animais.
Quando Zeus, o deus dos deuses, descobre o feito de Prometeu, ele fica terrivelmente irado.
Assim, o titã foi punido com um dos piores castigos da mitologia grega. Ele foi acorrentado no topo do Monte Cáucaso por Hefesto, deus da metalurgia.
Diariamente uma águia surgia para comer o fígado de Prometeu. A noite, o órgão se regenerava e, no dia seguinte, o pássaro voltava para devorá-lo novamente.
Por ser imortal, Prometeu permaneceu acorrentado por muitas e muitas gerações, até que o herói Héracles o libertou.
Antes de ser castigado, Prometeu avisou seu irmão Epimeteu para que não aceitasse nenhum presente vindo dos deuses. Mas Epimeteu acabou se casando com Pandora, uma bela mulher que foi dada a ele como oferenda dos deuses e que trouxe muitos males à humanidade.