Filosofia, perguntado por juniorcezarstef, 1 ano atrás

O mito ou alegoria da caverna é um dos mitos mais conhecidos da filosofia clássica, que trata do conhecimento, da ignorância e, num contexto contemporâneo, das sombras da vida. A ignorância resume-se numa vida de experiências superficiais baseadas unicamente nas aparências, nas sombras da realidade, enquanto que o conhecimento profundo vai muito além das aparências, pois nos dá a possibilidade de ter acesso à realidade com maior consciência, dando-nos a oportunidade de compreender as coisas com maior legitimidade. Sobre a maneira como o mito da caverna pode ser aplicado à concepção de mundo ou realidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A visão de mundo pode ser semelhante a uma caverna quando ela tem uma análise limitada da realidade.
( ) Nosso entendimento sobre as coisas pode ser comparado a uma caverna quando se fecha sobre seus próprios preconceitos e opiniões.
( ) Sair da caverna significa evitar o contato com ideias de outras pessoas ou indivíduos questionadores.
( ) Podemos comparar uma pessoa ou organização a uma caverna quando esta não percebe as mudanças que ocorrem no mundo, mas permanece indiferente. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - V - V.
F - F - V - V.
V - V - F - F.
F - V - F - V.

Soluções para a tarefa

Respondido por guexmaxine
8
Vamos lá:
1. A Caverna é uma visão parcial da realidade, os que estão dentro dela creem que aquele é toda a verdade e realidade.
2. Se fechar em seus próprias noções e opiniões, pode ser comparada a situação dos que estão "presos" dentro da caverna, pois aquilo se torna a nossa realidade, e não enxergamos para fora dela.
3. Sair da caverna significa se deparar com o contato de realidades até então desconhecidas, ter contato com a "luz", ficar momentaneamente cego e confuso (dúvidas), então é o contrário.
4. Essa questão é complicada, mal formulada.. "não percebe as mudanças que ocorrem no mundo, mas permanece indiferente", bom, ao rigor do termo,
quem está dentro da caverna está preso em suas próprias concepções, suas próprias sombras, e não vê para nada além delas, por não querer, por temer, por estar aprisionado nas correntes que o ligam naquela pré-concepção. Seria "não enxergar as mudanças do mundo" e (aditiva e não adversativa) permanecer indiferente por se apegar as suas pré-concepções. Enfim, mal formulada.

Agora vamos fazer um exercício de conciliação de conteúdo com formulação de questão, porque na maior parte das vezes largamos a teoria e partimos para a lógica. Considero a 2 e a 3 como evidentes, a 2 correta e a 3 incorreta, logo sobram apenas a 1 e a 4. Da forma que a 4 está escrita, quando ela permanece indiferente por não perceber as mudanças do mundo!?! A 1 é verdadeira, visão parcial, mas a quatro está mal-formulada, confusa, por isso diria ser falsa, mas se o mais correto seria percebe as mudanças do mundo e continua indiferente, ou não percebe as mudanças do mundo e tenta perceber..

Diria ser a V - V - F - F. 
Perguntas interessantes