História, perguntado por olimacha, 11 meses atrás

O mito de Perséfone permite concluir o que

Soluções para a tarefa

Respondido por biihm54pb0aqx
16
Diz o mito que, um dia, Hades, o deus do mundo inferior, se apaixonou por Perséfone e a raptou. Deméter, desesperada, saiu do Olimpo em busca de sua filha e, durante nove dias e nove noites, vagou em vão. Hélio, o deus sol, vendo a situação de deméter informou que Hades havia raptado sua filha.
Então deméter partiu para o mundo inferior em busca de sua filha, porém ela havia comido um fruto no mundo inferior e não poderia mais voltar.
Com isso deméter ficou muito triste e não voltou dos mundo inferior.
Sem Deméter o povo começou a passar uma forte escassez de alimento afinal a deusa da fertilidade da terra havia desaparecido.
Quando Zeus soube disso fez um acordo com Hades para libertar Perséfone, porém ela teria que passar um terço do ano com ele no mundo inferior e este terço do ano é justamente o inverno.
Sem a ajuda de Perséfone Deméter não consegue cuidar da colheita sozinha, por esse motivo no inverno a colheita é muito mais fraca.
Respondido por AninhaBoina
8

Hades, o deus dos infernos, apaixonou-se por Perséfone, filha de Deméter, a deusa da fertilidade. Hades tomou a jovem e puxou-a para dentro do seu carro. Logo depois, abriu uma fenda na terra, mergulhando com sua presa para as profundezas. Deméter passou a procurar a filha e descuidou da natureza, prejudicando as plantações e os pastores. Zeus preocupou-se com o desespero de Deméter e permitiu que ela descesse à mansão dos mortos. Deméter não conseguiu arrancar Perséfone de Hades, mas negociou com ele a permissão da filha ficar metade do ano com a mãe, a outra metade com o esposo. Desde então, quando Perséfone está na superfície, a natureza viceja e, quando ela retorna aos infernos, a Terra fica estéril.

FRANCHINI, S.A. As grandes histórias da mitologia greco-romana. Porto Alegre: L&PM, 2012. p. 38-39. (adaptado)

Explicação:

A figuras da mitologia muitas vezes representam forças da natureza e configuram um entendimento fantástico do mundo físico e natural.

A questão explora os significados simbólicos que subjazem às narrativas míticas da Grécia Antiga. Sob os feitos de personagens como deuses, gigantes e heróis, está um tipo de compreensão da vida natural, que os gregos percebiam como forças imersas em um universo fantástico (pois sujeito à ação dos deuses), mas também ordenado, regulado. No exemplo dado, a ação dos deuses Hades e Perséfone afeta o mundo natural de modo drástico, mas também regular – trata-se da explicação mítica para a sucessão das estações do ano.

Perguntas interessantes