O mito de Pandora é um dos mais conhecidos da história. Que tipo de relação podemos fazer entre mito e a explicação sobre a origem do mal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Como presente de casamento, Zeus deu uma caixa para Pandora, mas advertiu que ela nunca poderia abri-la. Pandora, que foi criada para ser curiosa, não pode ficar longe da caixa, e depois de muito resistir, sucumbiu ao desejo de abrir o presente.
Nesse momento, coisas horríveis saíram da caixa, incluindo a ganância, inveja, ódio, dor, doença, fome, pobreza, guerra e a morte.
Quando Pandora viu o que havia feito, rapidamente ela fechou a caixa, deixando apenas uma coisa dentro. Pandora então escutou uma voz chamando-a da caixa, suplicando que fosse solta. Epimeteu concordou que nada que estivesse dentro da caixa poderia ser pior do que os horrores que já haviam sido liberados, então eles a abriram mais uma vez.
Tudo o que restava na caixa era a esperança, que voou da caixa, tocando as feridas criadas pelos males e curando-as. Embora Pandora tenha liberado dor e sofrimento no mundo, ela também permitiu que a esperança surgisse na humanidade.
Porém, esse mito tem muitas versões, e em uma delas Pandora não teria aberto novamente a caixa, e por isso a esperança permanece até hoje guardada.
A esperança seria considerado o mal maior no mundo, sempre que temos esperança esperamos em algo, e sempre agimos com um fim maior, esperar sempre que algo aconteça da forma que queremos não é considerada saudável, afinal a natureza não nos dá garantias de nada, e as coisas podem acontecer de muitas formas, inclusive da forma que não esperamos.
Esperar, esperançar, aguardar é iludir-se!
Agir no aqui e agora, da forma melhor possível, apreciando a vida que se tem, é uma forma de fazer a vida valer a pena!