O Mito da Caverna (Platão)
Em relação às sombras - Os puxadores de carrinhos, os moradores de rua, as prostitutas etc. Remetem-nos o mito da caverna de Platão, como se eles fossem prisioneiros de uma outra realidade, muito diferente da nossa, onde nós conseguimos chegar até eles, porém muito mais difícil eles chegarem a nós.
Platão em sua narrativa diz: Se alguém resolvesse libertar um daqueles pobres e o levasse ainda que arrastado para longe daquela caverna, o que poderia então suceder-lhe? Chegando do lado de fora, ele nada enxergaria ainda ofuscado pela extrema luminosidade do Sol. E depois, Livre, ele iria desvendando aos poucos, como se fosse alguém que lentamente recuperasse a visão. Assim, ainda estupefato, ele se depararia com a existência de um outro mundo, totalmente oposto ao do subterrâneo em que fora criado. Para o filósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras.
Platão v
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O mito da caverna de Platão é utilizado por ele como uma metáfora para a sua teoria de que vivemos no mundo sensível (perceptível pelos sentidos) que é imperfeito e usa como molde o mundo intelegível, que é perfeito e alcançável somente pelo conhecimento.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás