Filosofia, perguntado por rosial, 1 ano atrás

o mito da caverna de Platão e seus significados

Soluções para a tarefa

Respondido por bernardohcruzz
10
O mito da caverna fala sobre prisioneiros que vivem na caverna desde o nascimento e que ficam todo dia olhando para a parede do fundo que é iluminada por uma fogueira, na parede eles veem imagens projetadas de animais, plantas... ficam analisando e julgando as situações. Um sai  da caverna e logo sua visão é ofuscada pela luz mas depois de um tempo se adpta e  ver o que há de real lá fora, contato com o mundo real, vê que as qualidades reais são superiores ao que via nas imagens projetadas de animais, plantas e etc. ao voltar a caverna e contar toda a sua experiencia ele é ridicularizado por todos os outros pois só conseguem acreditar no que veem projetado na parede.

bernardohcruzz: Com isso ele diz que nós seres humanos temos uma visão distorcida da realidade. No mito nós somos os prisioneiros que só acreditamos as imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos na vida. A caverna séria o mundo pois nos mostra imagens que não representam a realidade. Só é possivel ver o real quando nós libertamos das influências, ou seja, saimos da caverna.
Respondido por BIAJONE
7

Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão, que consiste na tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o que seria necessário para atingir o verdadeiro “mundo real”, baseado na razão acima dos sentidos.

 

Perguntas interessantes