O misterioso Boitatá
Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova. Para que conseguisse ver alguma coisa, precisava abrir muito os olhos. Dessa forma, suas pupilas ficaram dilatadas, enormes.
Certo dia começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio. E todos os lugares começaram a alagar, pois a água chegou violentamente e foi engolindo tudo por onde passava. Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.
A cobra grande, também chamada de boiguaçu, que dormia tranquila em sua cova, foi obrigada a deixar sua moradia e também subiu a montanha. Quando chegou lá em cima e encontrou os outros animais, foi devorando-os um a um, porém só comia os olhos dos bichos.
Começou a acontecer uma coisa fantástica: o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso, pois os olhos dos animais comidos continuaram brilhando. Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos, parecia que soltava fogo pelos olhos, eram como duas grandes fornalhas. Foi quando o boiguaçu se transformou em boitatá!
Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza; foi obrigado a vigiar eternamente os campos, assustando os viajantes descuidados. Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição e incêndios.
“Aprendendo a ler e escrever textos, Língua Portuguesa” – Editora Ediouro. (Fragmento).
1 – O texto acima é:
a) uma crônica
b) uma lenda
c) uma fábula
d) um conto
2 – Quem era a personagem principal da lenda?
3 – Identifique o fato que motivou a história:
a) “Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova.”
b) “Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio.”
c) “E todos os lugares começaram a alagar […]”
d) “Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.
4 – Segundo o narrador do texto, os animais correram para o alto da montanha, visando à proteção contra o dilúvio. Porém, um fato inesperado aconteceu quando lá se encontravam. Que fato foi esse?
5 – O desfecho da história acontece quando:
a) “[…] o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso […]”
b) “Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos […]”
c) “[…] o boiguaçu se transformou em boitatá!”
d) “Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza […]”
6 – “Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição e incêndios”. De quem é essa missão?
a) dos bichos
b) do boiguaçu
c) do Boitatá
d) dos viajantes
7 – Na frase “[…] pois a água chegou violentamente […]”, o termo destacado indica:
a) o meio com que a água chegou.
b) o tempo com que a água chegou.
c) a intensidade com que a água chegou.
d) o modo com que a água chegou.
8 – No trecho “[…] eram como duas grandes fornalhas.”, a palavra “como” introduz:
a) uma comparação
b) uma causa
c) uma conclusão
d) um exemplo
9 – Pode-se concluir que o texto acima explica o surgimento:
a) de uma cobra imensa.
b) do boiguaçu.
c) dos olhos da cobra.
d) do Boitatá
Soluções para a tarefa
1) O misterioso Boitatá é uma fábula que faz uso de uma linguagem de lenda e folclore. justamente por utilizar um estilo narrativo breve, em prosa, com personagens complexos e um final que nos apresenta um valor moral. Letra C.
Como percebemos a Fábula?
A fábula se mostra como contos infantis que podem representar reflexões para todas as idades através de um conselho, onde em alguns outros exemplos como: a fábula da lebre e da tartaruga, os três porquinhos, entre outras.
Mais sobre o folclore Brasileiro:
https://brainly.com.br/tarefa/17884663
2) O personagem central da obra é o Boitatá.
O Boitatá era o protetor das florestas, sendo um personagem que faz parte do folclore brasileiro, descrevendo um personagem como uma grande serpente de fogo, protegendo os animais das matas, das pessoas que surgem para caçar e desmatar as plantações, sendo esse o principal ponto da obra como um todo.
O folclore é importante?
Sim, toda cultura possui seus folclores e mitos, sendo uma forma de dialogar com elementos que fundamentam esse local, enraizado nas culturas como um todo, desde a presença apenas dos indígenas até os dias de hoje.
Mais sobre a cultura indígena:
https://brainly.com.br/tarefa/16376368
3) O dilúvio apresentado, trouxe uma característica importante para a obra, onde esse acontecimento gerou um alagamento nas matas, onde a água chegou violentamente, engolindo a tudo e todos. Resposta correta: (b) "Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio.'
Para onde os animais correram devido ao alagamento?
Ao correr para as montanhas, eles foram se reunir, e no meio disso, a cobra grande foi para as montanhas, encontrando os outros animais e devorando eles.
O que é o mito?:
https://brainly.com.br/tarefa/22667545
4) O que aconteceu no alto da montanha quando os animais se protegiam, foi justamente o ataque da cobra, transformando esse mesmo animal no boitatá, gerando um senso de perigo nas matas.
Os animais deveriam viver no mesmo habitat?
Sim, parte dos animais deveriam estar coexistindo naquele espaço, como uma forma de viverem no mesmo habitat.
Mais sobre o Reino Animal:
https://brainly.com.br/tarefa/13269410
5) Ao receber um castigo, por comer todos os animais, o Boitatá virou o guardião das matas, devendo impedir que as pessoas prejudicassem os animais, a partir da caça, desmatem ou depredem os ecossistemas onde os animais moravam. Alternativa D. “Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza […]” .
Como podemos observar essa leitura?
A partir de elementos da cultura folclórica brasileira, servindo de base para o saber, sendo muito interessante trabalha-los no espaço escolar.
Mais sobre a importância da leitura:
https://brainly.com.br/tarefa/9952033
6) A missão foi entregue diretamente para o Boitatá que passou a ser o guardião dessas matas, sendo impedido de praticar maldade com os demais animais, além de virar uma representação que causava medo nos habitantes e moradores daquelas matas.
O castigo foi dado para a cobra?
Sim, e levado para folclores, fábulas e lendas por todo o Brasil.
Mais sobre as manifestações culturais:
https://brainly.com.br/tarefa/2794928
7) O termo destacado indica como a água chegou, ou seja, o autor parte de um direcionamento para explicar como as águas que não estavam presentes naquele local chegaram as matas. Alternativa A: o meio com que a água chegou.
O dilúvio é algo comum nas histórias?
Sim. Apesar de ser uma lenda, esse dilúvio é mostrado em diversas culturas, como uma forma de mostrar diferentes acontecimentos ao redor do mundo, tendo como base essa chuva e os animais fugindo dessa catástrofe natural.
Sobre o dilúvio em outra cultura:
https://brainly.com.br/tarefa/23151158
8) O trecho lida diretamente com o uma comparação, onde o paralelo está em: "eram como duas grandes fornalhas" criando esse elo entre as fornalhas e o fogo/luminosidade que a cobra passou a ter. Letra A.
Como a língua portuguesa compreende a comparação?
Para a norma culta, ela é observada a partir da ideia de relação entre dois termos numa mesma oração, visando reforçar, ou enfatizar, (como no caso da obra acima) a mensagem que o autor quer passar.
Mais sobre a norma culta:
https://brainly.com.br/tarefa/19829995
9) O texto apresenta o surgimento do boitatá. Letra D. As manifestações folclóricas são, na verdade, a forma de pensar, de agir e de sentir de um determinado povo.
No que consiste o folclore?
O folclore consiste na compreensão do ato de representar de determinado povo, neste caso, ela é apresentada como uma fábula, baseado no folclore brasileiro.
O que é literatura?
https://brainly.com.br/tarefa/4525677
#SPJ3