Biologia, perguntado por nattacha2980, 1 ano atrás

o miocárdio (músculos cardíaco) dos mamíferos não entra em contato direto com sangue contido nas cavidades do coração. Nesses animais. Nesses animais, o miocárdio é irrigado por artérias denominadas coronais. Em muitas doenças cardíacas, ocorre o bloqueio (entupimento) das artérias coronárias, o que pode levar a lesões no miocárdio. Uma abordagem experimental para o tratamento de bloqueios coronariana, testada com sucesso em animais, consiste em fazer minúsculo furos nas paredes internas do venteiculo esquerdo. Por que esse tratamento é eficaz no caso do ventrículo esquerdo mas não no caso do ventrículo direito?

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
106

A resposta é bem simples, nas paredes do ventrículo esquerdo existem alguns furos que promovem o contato entre o miocárdio e o sangue do organismo humano. Como sabemos, o sangue é um composto rico em oxigênio, oxigênio outrora produzido pela circulação pulmonar. 


No ventrículo direito o sangue é proveniente da circulação sistêmica logo, pobre em oxigênio, e por isso não supre necessidades estabelecidas pelo miocárdio. A atuação é inferior no caso. 

Esses são os que tornam o funcionamento mais eficaz no ventrículo esquerdo.

 

Perguntas interessantes