“O Ministério da Saúde lançou em 2011 o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) com o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde. Este programa propõe o desenvolvimento de diversas ações governamentais em busca de caminhos que possam levar a mudanças na organização do sistema e dos serviços de saúde melhorando a forma de cuidar dos seus usuários. Entretanto, o programa enfrenta diversos problemas que vão desde o financiamento insuficiente até a completa falta de infraestrutura das unidades básicas de saúde que culminam no oferecimento de serviços de má qualidade para a população.”
CAVALCANTI, P. C. S.; OLIVEIRA NETO, A. V.; SOUSA, M. F. Quais são os desafios para a qualificação da Atenção Básica na visão dos gestores municipais?, Saúde em Debate, v. 39, p. 323-336, 2015.
Considerando os problemas enfrentados pela PMAQ-AB no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Baixa informatização e pouca utilização das informações disponíveis.
II. Atendimento prioritário para as pessoas pertencentes aos grupos vulneráveis.
III. Condições inadequadas de trabalho.
IV. Déficit de profissionais e baixos investimentos nos trabalhadores.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
III e IV, apenas.
b.
I e IV, apenas.
c.
II e III, apenas.
d.
II, III e IV, apenas.
e.
I, III e IV, apenas. Correto
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Em sua nova edição, publicada em 2011, as Políticas Nacionais de Alimentação e Nutrição (PNAN) apresentam como propósito a melhoria das condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Para tanto, está organizada em diretrizes que abrangem o escopo da atenção nutricional no SUS com foco na vigilância, promoção, prevenção e cuidado integral de agravos relacionados à alimentação e nutrição; atividades, essas, integradas às demais ações de saúde nas redes de atenção, tendo a atenção básica como ordenadora das ações.”
Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2018.
Levando em consideração os fatos que marcaram a trajetória das Políticas Nacionais de Alimentação e Nutrição (PNAN) apresentadas na tabela a seguir, faça à associação dos fatos contidos na Coluna A com seus respectivos anos de execução na Coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. A CNA foi substituída pelo Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN).
1. 1954.
II. Criação do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).
2. 1990.
III. Criação da Comissão Nacional de Alimentação.
3. 1976.
IV. Criação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
4. 1974.
V. Formação do esboço do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
5. 1952.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma:
a.
I - 4; II - 2; III - 5; IV - 3; V - 1. Correto
b.
I - 5; II - 3; III - 2; IV - 1; V - 4.
c.
I - 1; II - 5; III - 3; IV - 4; V - 2.
d.
I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2; V - 5.
e.
I - 2; II - 1; III - 4; IV - 5; V - 3.
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
“Os programas de atenção básica de saúde pública caracterizam-se por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que visam à promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e, a manutenção da saúde.”
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Brasília-DF, 2012. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2018.
Tomando como referência os programas relatados pelas Políticas de Atenção Primária à Saúde, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) busca preservar as estratégias de saúde da família no sentido de consolidar uma APS forte configurando-se como uma porta de entrada ao Sistema Único de Saúde.
( ) A Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS) amplia recursos financeiros para a implementação de projetos e programas de da saúde em todo o território nacional.
( ) O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) mobiliza trabalhadores, gestores e usuários para a implementação de mudanças no método de avaliação e cobrança dos serviços de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA.
Escolha uma:
a.
V – F – V.
b.
F – V – V.
c.
V – V – V. Correto
d.
V – V – F.
e.
F – F – V
Soluções para a tarefa
Questão 1 :e Questão 2:c Questão 3:a
Resposta:
1) e. I, III e IV, apenas.
2) a. I - 4; II - 2; III - 5; IV - 3; V - 1.
3) c. V – V – V.
Explicação:
A construção de um sistema de saúde pública de qualidade não é uma tarefa fácil nem simples, muito menos, rápida. Essa complexidade se deve a vários motivos, que vão desde a dependência da vontade coletiva até de sistemas como educação, trabalho, lazer, moradia, entre outros; que deveriam, mas não funcionam de maneira correta.
As políticas e os programas de transferência de renda existem há muitos anos como uma forma de combate à fome e à pobreza, além de representarem a solidariedade entre o Estado e a população mais vulnerável. Eles ganham uma nova definição por volta do ano 1940, consolidando-se como um braço do Estado estendido em direção aos direitos civis e embasado em ações sociais. Existem diversas experiências internacionais com programas de transferência de renda e de renda mínima.