“O Ministério da Justiça brasileira, entre 2009 e o primeiro semestre de 2011, regularizou a permanência no Brasil de 18.004 bolivianos. De acordo com as estatísticas, os bolivianos são a comunidade estrangeira que mais cresce em São Paulo, e a principal motivação para esse deslocamento é a busca por emprego”.
Nesse contexto, o deslocamento feito pelos bolivianos
a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.
b) corresponde a um processo de migração pendular.
c) classifica-os como emigrantes no espaço brasileiro.
d) configura um processo de migração sazonal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) coloca-os na condição de imigrantes em território brasileiro.
Desconsiderando as demais respostas:
(b) Corresponde a um processo de migração pendular.
- A migração pendular se refere aos deslocamentos diários dos indivíduos para realizar ações de sua vida cotidiana como: trabalhar, estudar, lazer entre outros. Já no caso dos bolivianos, trata-se de um longo deslocamento de um país para o outro, então não se encaixa nesse termo.
c) Classifica-os como emigrantes no território brasileiro.
- Emigrante é aquele que deixa sua pátria para se estabalecer em outro país, segundo a visão dos habitantes do país de origem. Sendo assim, seria Emigrantes apenas se fossem brasileiras/os saindo daqui e indo para outro país, mas como no caso, são pessoas de outro país vindo para o nosso, são Imigrantes.
d) Configura um processo de migração sazonal.
- Migração sazonal: ocorre apenas em algumas épocas do ano, como em estações do ano, ou em épocas de colheitas na agricultura. Pode ocorrer em vários momentos, quando passamos alguns meses em um local e depois retornamos. No caso dos bolivianos, a vinda ao Brasil não tem a ver com nenhum fator natural, e sim com a procura de emprego, então esta também deve ser descartada.
Se fui útil, por favor, me contemple com a classificação de melhor resposta! (o˘◡˘o)
Resposta:
alternativa A)
Explicação:
espero ter ajudado