“O Ministério da Educação postula que o processo de construção da educação inclusiva se constitui numa tarefa de sensibilização para a mudança de paradigma, envolvendo ações junto à população, à administração pública nas diferentes instâncias do poder, assim como todos os profissionais envolvidos em todas as esferas de atuação, estendendo-se às famílias e à escola” (Livro da Disciplina, Capítulo 2, pág. 35). Diante dessa afirmação, qual a importância da família neste contexto e como ela deve agir para sanar as dificuldades do filho na condição de excluído?“O Ministério da Educação postula que o processo de construção da educação inclusiva se constitui numa tarefa de sensibilização para a mudança de paradigma, envolvendo ações junto à população, à administração pública nas diferentes instâncias do poder, assim como todos os profissionais envolvidos em todas as esferas de atuação, estendendo-se às famílias e à escola” (Livro da Disciplina, Capítulo 2, pág. 35). Diante dessa afirmação, qual a importância da família neste contexto e como ela deve agir para sanar as dificuldades do filho na condição de excluído?
Soluções para a tarefa
Olá.
Como vai?
A sociedade como um todo vem trabalhando o conceito de inclusão, que mesmo sendo bastante discutido, muitos passam por situações de preconceito no dia a dia, seja na escola, em casa ou no trabalho, principalmente os negros, mulheres, pessoas com algum tipo de deficiência, dentre outros.
Esse conceito está atrelado a ideia de cidadania, ou seja, relacionada a direitos. Todo mundo tem o direito de ser diferente, ter a sua própria particularidade.
A família é fundamental no processo de inclusão. É fundamental que a mesma entenda a importância do assunto para ser trabalhado com o filho.
A inclusão começa em casa, no almoço em família, dentre outros eventos. É importante que a família mostre para o filho que ele deve ser tratado igual a todos, que merece respeito da população.
Quando a família internalizar a importância desse processo, certamente terá atitudes eficazes diante da situação.
Abraços!