Pedagogia, perguntado por DOSR, 9 meses atrás

O Ministério da Educação (MEC) abriu um edital voltado para as organizações educativas, escolares ou não, do ensino infantil ao médio, passando também pelo ensino técnico e pelos programas de educação de adultos, tanto na rede pública quanto na privada. O objetivo do MEC era mapear unidades que trabalhassem de forma distinta do convencional. Um total de 148 instituições foram conhecidas por meio do referido edital. Constatou-se, então, que não existe um modelo pedagógico homogêneo. A maior parte das escolas são regulares. Em uma delas, que oferta o ensino infantil, crianças com menos de 6 anos participam de assembleias que decidem, em conjunto com os professores, as prioridades para o gasto da verba pública direcionada às melhorias na infraestrutura da escola. Outras escolas propõem aos alunos um aprendizado prático, por meio de uma investigação científica dos fatos e dos fenômenos e da interação com o meio ambiente. Com base nisso, vamos ao desafio: Você conhece uma nova possibilidade de organização do modelo pedagógico? Possui um ideal ou alguma proposta em favor da educação? Pense em alternativas que possam ser implementadas em uma escola e que fujam aos padrões de ensino convencional. Caso você tenha sido educado em um sistema inovador de ensino, aproveite algo sobre seu aprendizado. Não é preciso detalhar o projeto inteiro, basta redigir alguns parágrafos com ideias gerais acerca de novas possibilidades educativas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
16

Resposta:

Um modelo diferenciado deve estar pautado na inclusão e na busca por melhorias gradativas no ensino.

Podemos citar alguns elementos importantes, como:

  • Uso das tecnologias;
  • Aulas externas;
  • Palestrantes culturalmente ativos;
  • Além de avaliações que estimulem os alunos.

Explicação:

Elementos como a aprendizagem, o entendimento das tarefas devem se unir a construção social que a escola busca desenvolver, pois a educação mesmo nesse campo deve ser didática, e, é importante que o aluno aprenda sobre conhecimentos que os demais alunos estão tendo, mesmo que com um outro projeto pedagógico.

Respondido por WMK
7

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O padrão de resposta para o desafio é bastante extenso e não exige para sua correção uma concepção entre certo e errado. Partindo dos exemplos mapeados pelo MEC, muitas escolas não trabalham mais com sistemas de avaliação que se restringem à aplicação de provas e distribuição de notas, buscando sair do modelo de memorização e de reprodução de conteúdos. Nestes casos, os sistemas podem ser, até mesmo, autoavaliativos ou baseados na progressão dos alunos em resolver exercícios e problemas hipotéticos. Existem escolas que priorizam o uso dos celulares e tablets, no lugar de limitar a utilização de tais aparelhos durante as aulas. Existem outras que valorizam a cultura, a arte e as atividades ao ar livre e o tempo de brincar como possibilidades reais de aprendizado. Uma proposta que também vem ganhando as escolas é a ministração dos conteúdos programáticos de maneira interdisciplinar. Uma aula de Ballet, por exemplo, pode ser uma oportunidade para o estudo e o aprendizado de conteúdos de História, Arte, Estética, Biologia e até de leis da Física. A participação democrática dos alunos, professores e outros interessados nas reuniões de planejamento e a flexibilização do próprio espaço-escola para atividades em conjunto com outras escolas e com a própria comunidade também podem ser citadas como exemplos de mudanças possíveis. Em quase todas as etapas de criação de um plano escolar, os sujeitos ligados à escola encontram maneiras de participar, salvaguardando as expertises e competências de cada grupo. Enquanto algumas decisões cabem ao colegiado dos professores, outras devem vir da equipe de gestão e outras podem surgir pela proposta de pais e de alunos, por exemplo

Explicação:

Perguntas interessantes