Pedagogia, perguntado por ivanelainekarling, 11 meses atrás

O Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas têm buscado apoiar atividades (espetáculos, filmes, artistas, etc) para difundirem a cultura brasileira no país e no exterior. São diversos programas com o objetivo de promover o intercâmbio das expressões culturais, entre eles, destacam-se:
A Fundação Nacional das Artes (Funarte) apoiou a Feira do Livro de Frankfurt, realizou atrações artísticas, entre elas espetáculos musicais de teatro e dança e exposições de artes visuais, além da realização do ano do Brasil em Portugal e do ano de Portugal no Brasil (Circulação de espetáculos de dança, circo, música, teatro e artes visuais em Portugal). Também ocorreu a representação brasileira na 55ª Bienal Internacional de Veneza/Itália, com a exposição das obras dos artistas Hélio Fervenza e Odires Milászho. (Portal Cultura Digital – Aumento em 70% nas atividades de difusão cultural em intercâmbio nacional e internacional)

Diante deste contexto, faça uma análise crítica, de até 10 linhas, sobre as metas propostas pelo Governo.

Soluções para a tarefa

Respondido por ptal
7

Resposta:

Explicação: Apesar de ter ultrapassado as metas estipulados nos último anos o Brasil ainda sobre de uma falta de divulgação efetiva dos programas de promoção do intercambio das expressões cultural junto á sociedade civil. A divulgação com certeza ajudaria na construção de uma imagem positiva sobre o ensino nacional sobretudo pela alta qualidade das atividades desenvolvidas nas escolas públicas.

Respondido por triskelionxw
1

Resposta:

Espero ter ajudado.

Explicação:

O PNC traduz a complexidade de desejos do campo da cultura e se configura como um planejamento de longo prazo, uma política pública de Estado

que deve ultrapassar conjunturas e ciclos de governos.

Ao tomar contato com as metas, percebemos que elas têm a função maior de possibilitar que o Brasil conheça o Brasil. A intenção é também revelar a rica diversidade cultural do país e sua extraordinária criatividade, além de buscar a realização das potencialidades da sociedade brasileira por meio de processos criativos. A elaboração das metas foi fiel ao processo de participação que orientou a construção do PNC como um todo, a partir de ampla consulta a toda a sociedade brasileira, com a presença constante do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) foi o órgão responsável pela coordenação técnica e o CNPC, pelo espaço de debate participativo, pois expressa a ampla representatividade da sociedade civil, dos entes federados, do Congresso Nacional e de outros órgãos públicos.

A gestão da Cultura – um desafio de todos Sérgio Mamberti [Secretário de Políticas Culturais]. O alcance dessas metas depende da apropriação federativa, ou seja, da participação dos estados e municípios, que devem também criar seus planos de cultura e dar concretude ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Em tempos de participação cidadã e transparência pública, a implantação do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC) permitirá que a sociedade brasileira, os gestores públicos e a academia possam acompanhar a implementação e o monitoramento do PNC. Tal sistema permitirá a introdução de um modelo de gestão inovador ao universo das políticas públicas de cultura.

As metas do Plano estabelecerão uma nova relação do Estado com a cultura e com a sociedade. Trata-se de um projeto que caminha para a consolidação efetiva da cidadania cultural. Nela, a cultura é um eixo do desenvolvimento e possibilita que os brasileiros avancem, cultural e economicamente – com justiça social, igualdade de oportunidades, consciência ambiental e convivência com a diversidade.

Apesar de ter ultrapassado as metas estipulados nos último anos o Brasil ainda sobre de uma falta de divulgação efetiva dos programas de promoção do intercambio das expressões cultural junto á sociedade civil. A divulgação com certeza ajudaria na construção de uma imagem positiva sobre o ensino nacional sobretudo pela alta qualidade das atividades desenvolvidas nas escolas públicas.

Perguntas interessantes