O milho geneticamente modificado, chamado milho Bt, expressa uma substância codificada por gene da bactéria Bacillus thuringiensis - essa substância é tóxica para algumas espécies de pragas. O gráfico a seguir traz o número de indivíduos ao longo do tempo de S. frugiperda ou lagarta do cartucho, conhecida praga do milho, em duas linhagens de plantas, uma masculina e outra feminina. Sabe-se que uma dessas linhagens é de milho transgênico, e a segunda, de milho convencional:
De acordo com o gráfico, a linhagem de milho Bt é a
A
feminina, que apresenta maior eficiência no combate à lagarta do cartucho.
B
feminina, que apresenta maior curva de crescimento vegetativo.
C
masculina, pois a proteína produzida pela bactéria reduz a população da lagarta.
D
masculina, pois a proteína produzida pela planta reduz a população da lagarta.
E
masculina, pois o transgene produzido pela planta reduz a população da lagarta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É o milho geneticamente modificado, no qual foram introduzidos genes específicos da bactéria de solo, Bacillus thuringiensis
(Bt), que promovem na -planta a produção- de uma proteína tóxica
específica para determinados grupos de insetos. Assim, o milho Bt é
uma cultivar de milho resistente a determinadas espécies de insetos
sensíveis a essa toxina.
Explicação:
A resposta correta é a letra D, que aponta de acordo com o gráfico a linhagem de milho Bt é a masculina, onde podemos que a incidência da lagarta em baixa, logo a severidade do ataque é reduzido, isso é possível por conta da proteína produzida pela planta que reduz a população da lagarta.
A escolha da cultivar correta é muito importante, pois com o sendo um acerto pode assegurar a proteção contra muitas pragas e doenças, no entanto o cuidado para não força a seleção de pragas resistente deve ser observada e tomado medidas para preserva a resistência.