O método científico constitui de uma atividade racional para explicação da realidade, utilizando métodos, pesquisa, teorias já testadas e base de dados. Quais são os tipos de métodos científicos?
Histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático e etnografia.
Histórico, semelhante, estudo estatístico, matemático-físico e geográfico.
Científico, laboratorial, reflexivo, base de dados e matemático.
Comparativo, científico, classificatório, estatístico e estudo de caso.
Soluções para a tarefa
Olá!
O método científico compreende um conjunto de regras que são anteriormente impostas, estipuladas e ainda, planejadas, para que o conhecimento científico possa ser corretamente produzido. Seja este um novo conhecimento, ou ainda uma nova incidência de conhecimento acerca do assunto.
Os métodos científicos podem ser divididos de maneira correta em: Histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático e etnografia.
Resposta:
Assim, consideramos fundamentalmente com base nos autores logo citados, que a resposta correta é : Histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático e etnografia.
Explicação:
Método histórico
Este tipo de método leva em conta o passado, remetendo aos pesquisados a necessidade de resgatarem as raízes daquilo que se pretende pesquisar, por exemplo, a vida, as instituições e os costumes têm origem no passado. (DIAS, 2005)
Método comparativo
Tem como foco comparar vários tipos de grupos, comunidades, instituições e fenômenos sociais, com o objetivo de reconhecer semelhanças ou diferenças nos procedimentos. (DIAS, 2005).
Método do estudo de caso
De maneira sintética, podemos afirmar que, para Yin (2005), o estudo de caso consiste no estudo profundo e exaustivo (intensivo) de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, sendo escolhido ao se examinar acontecimentos contemporâneos, quando não se podem manipular comportamentos relevantes.
Método estatístico ou matemático
Reúne procedimentos estatísticos ou matemáticos para medir o objetivo pesquisado, é conhecimento também “quantitativo”, porque os dados são manipulados estatisticamente para confirmar suas relações. Sua principal característica é a frieza e credibilidade dos números. (DIAS, 2005, p. 39).
Etnografia
A etnografia é o estudo de pessoas e de grupos, em primeira mão, durante um período de tempo, que utiliza a observação participante ou entrevistas para desvendar o comportamento social. A pesquisa etnográfica procura revelar os significados que sustentam as ações sociais; é feita através do envolvimento direto do pesquisador nas interações que constituem a realidade social para o grupo em estudo.(GIDDENS, 2004, p. 514).