O método argumentativo de Sócrates (469 399 a.C.) consistia em dois momentos distintos: a ironia e a maiêutica. Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que:
I Torna o interlocutor um mestre na argumentação sofística.
II Leva o interlocutor à consciência de que seu saber era baseado em reflexões, cujo conteúdo era repleto de conceitos vagos e imprecisos.
III tinha um caráter purificador, à medida que levava o interlocutor confessar suas próprias contradições e ignorâncias.
IV tinha um sentido depreciativo e sarcástico da posição do interlocutor.
Assinale:
a) Se as afirmações II e III são corretas.
b) Se as afirmações I e IV são corretas.
c) Se apenas a afirmação IV é correta.
d) se apenas a afirmação III é correta.
Soluções para a tarefa
Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que:
a) as afirmações II e III são corretas.
I. incorreto. Sócrates iniciava diálogos buscando as opiniões do interlocutor, que eram aparentemente aceitas e a partir disto, desenvolvia opiniões originais. Argumentação sofística é sempre dialética.
II. correto. Sócrates demonstrava que o saber de seus interlocutores era baseado em reflexões superficiais, normalmente deixando-os confusos.
III. correto. Sócrates desenvolvia a maiêutica, a arte de fazer nascer as ideias, isto é, dava continuidade a sua argumentação, partindo da opinião primitiva do interlocutor, para chegar a verdade completa.
IV. incorreto. Sócrates não visava desqualificar o outro, mas ajudá-lo, construindo um diálogo libertador. Sua intenção era criar um mal-estar e uma tensão no centro do homem, liberando o movimento esperado de reflexão.
Bons estudos!
Resposta:
letra b
Explicação: