O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ação de enzimas, "quebrando-se" em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão absorvidas. Sabe-se que desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes. Em relação à insulina e ao glucagon, quais suas origens e ações no organismo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Tanto a insulina como o glucagon são hormônios proteicos produzidos pelo pâncreas (a insulina é produzida pelas células beta-pancreáticas enquanto que o glucagon pelas células alfa pancreáticas).
A insulina apresenta a função de promover a hipoglicemia sanguínea, ou seja, quando ingerimos glicose o pâncreas produz a insulina que irá promover a entrada de glicose para as células e posterior composição de glicogênio para reserva.
O glucagon apresenta a função de promover a hiperglicemia sanguínea. Quando estamos de jejum por um longo período de tempo o glucagon é produzido e promove a liberação de glicose através da quebra do glicogênio que está armazenado nas células.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.
Explicação:
Perguntas interessantes