História, perguntado por HerozeNeto3721, 1 ano atrás

O mestiço original poderia ser melhorado caso se introduzisse mais brancos à mistura original. A seleção de imigrantes obedeceu principalmente à demanda pelo branqueamento. A possibilidade de miscigenação e a disponibilidade à assimilação são variáveis fundamentais na definição de quais imigrantes são desejáveis. O imigrante, além de vir preencher uma demanda de braços para o trabalho, teria o papel de contribuir para o branqueamento da população, ao submergir na cultura brasileira por meio da assimilação.
É preciso lembrar que os povos estiveram sempre se movimentando ao longo dos territó­ rios, rios e mares do globo, em deslocamentos contínuos. O curso da civilização ocidental foi movido pela existência de novos espaços — a ideia de uma fronteira aberta — , que atraiu e possibilitou a movimentação de grupos que se deslocavam da Europa para Oeste, em direção ao continente americano. Se isto acontecia desde [a conquista portuguesa], um período de imigração em massa da Europa para a América aconteceu entre 1870 e 1930. Estima-se que 40 milhões tenham atravessado o Atlântico, migrando do Velho para o Novo Mundo. Outras fontes falam em 31 milhões.
(OLIVEIRA. L u cia Lippi. O B ra sil d o s im ig ra n te s . Rio de Janeiro: Jo rg e Zahar. 2001. p. 9-11. (D e sco b rin d o o Brasil)).

Após ler o texto, observe a tela acima e responda às questões.

a) Como os intelectuais do século XIX pensavam a construção da identidade brasileira? Segundo esses intelectuais, qual era o papel dos afrodescendentes nesse processo?
b) Explique a teoria do “branqueamento”, criada no início do século XX, relacionando-a com a tela A redenção de Can, de 1895.
c) De acordo com a teoria apresentada no texto, que função ocupava o imigrante europeu?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
72
a) Segundo os intelectuais do século XIX, parece que os negros são aceitos como uma parte inevitável da construção da identidade brasileiro, ainda que não desejável. Portanto, para amenizar a insatisfação com uma sociedade constituída por afrodescendentes, deveria haver uma miscigenação maior com brancos.

b) A teoria do branqueamento dessa época é justamente essa crença de que os negros, em constante "cruzamento" com brancos, seriam "diluídos", tornando-se brancos. É isso que aparece na imagem, uma senhora negra, e a terceira geração, seu neto, sendo louvado por ser branco.

c) De acordo com a teoria do branqueamento, o europeu tinha a função de trazer os genes que melhor beneficiariam a construção do povo, que melhor serviria ao "branqueamento" da nação.
Respondido por tainutt
3

também necessito muito dessas respostas

Perguntas interessantes