O messianismo foi uma característica comum entre os movimentos sociais surgidos na República Oligárquica. Explique o que foram os movimentos messiânicos e por que tiveram tanta força no período. (1)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Messianismo é a crença na vinda ou no retorno de uma pessoa dotada de poderes especiais que trará paz e a prosperidade na Terra, inaugurando uma nova era.
Está presente desde a Antiguidade em diversas religiões, inclusive politeístas. Encontramos referências ao Messianismo entre os caldeus e os persas.
Dentre as religiões monoteístas, os judeus, nos escritos do profeta Isaías, lemos referências à figura de um enviado especial, ungido por Deus.
O Messianismo, porém, não é exclusivo das religiões. Muitas lendas apontam para um redentor puramente humano, ainda que tenha características especiais, cuja missão é restaurar o mundo.
Messianismo Judaico
O Messianismo judaico consiste na crença que um Messias virá libertar os judeus e os reconduzirá à Terra Prometida. O fato dos judeus terem um enorme histórico de perseguição cristalizou a fé num futuro Salvador.
Messianismo Cristão
Herdeiros das tradições judaicas, os cristãos identificam na pessoa de Jesus, o seu Messias. Agora, seus seguidores esperam pela segunda vinda de Jesus.
A partir da obra de Santo Agostinho, “Cidade de Deus”, escrita em 410, o Messianismo, na Igreja Católica, ganhou interpretações místicas. Ao invés da redenção acontecer na cidade terrena, a prosperidade completa só ocorrerá na Cidade Celeste, no Paraíso.
Messianismo na História
Entretanto há mitos fundacionais que remetem à figura de um ser especial para explicar a origem de um determinado povo ou nação.
Um exemplo disso seria a lenda do rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda, de origem britânica. Somente Artur, ignorando que era um príncipe, conseguiu mover a espada Excalibur da pedra que a prendia e assim foi reconhecido e proclamado rei dos bretões. Igualmente, apenas o novo rei escolhido será capaz de retirar Excalibur do lago e inaugurar outro reino de riqueza e paz.
Messianismo Português: Sebastianismo
Em Portugal, o Messianismo se manifesta na figura do rei Dom Sebastião (1554-1578).
Desaparecido precocemente na Batalha de Alcácer-Quibir (1578), no Marrocos, o corpo do monarca nunca foi encontrado. Desta maneira, o mito de que o rei Dom Sebastião voltaria e restauraria o Império Português permaneceu no imaginário coletivo e chegou ao Brasil.
Leia mais sobre Sebastianismo.
Messianismo no Brasil
No Brasil tivemos vários movimentos com características messiânicas.
Segundo Reinado: Revolta dos Muckers
O primeiro deles foi aRevolta dos Muckersem 1874, no Rio Grande do Sul. Nesta ocasião, um grupo de colonos alemães reconheceu Jacobina Mentz Maurer como Jesus Cristo.
Assim, passaram a viver como ela e o marido ordenavam: sem beber e sem utilizar dinheiro para trocas comerciais. Esta seita acabou por dividir a comunidade alemã e só terminou com um banho de sangue promovido pelas tropas estaduais.
Primeira República: Canudos e Contestado
Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil: Canudos e Contestado. Ambos são semelhantes, tanto pelo número de seguidores quanto pela resposta violenta do governo ao tratar da questão.