O mês de agosto trouxe notícias preocupantes para a Amazônia brasileira: a área com alertas de desmatamento foi de 1.394 km², um valor 120% maior do que o mesmo mês em 2018. Somente nos oito primeiros meses de 2019, a área total com alertas de desmatamento foi de 6 mil km², um valor 62% maior do que o observado para o mesmo período em 2018. Acompanhando o rastro do desmatamento, o número de focos de queimadas na Amazônia, entre janeiro e agosto de 2019, cresceu mais de 110%, em comparação com o mesmo período de 2018. Ao todo, foram registrados 46.825 pontos, segundo a medição do Programa Queimadas do INPE. Esse valor representa um aumento de 64% em relação à média dos últimos dez anos (2009-2018) para o mesmo período. MELLO, Adriana Pacheco do Amaral et al. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Meio Ambiente-PR: Unicesumar, 2019. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Houve um aumento de desmatamento e queimadas em 2019 em relação a 2018 e as queimadas mais recentes são causadas pelas secas no bioma amazônico, principalmente. PORQUE II. É necessário que o governo aplique leis e penalidades mais rigorosas para colocar um fim nas atividades ilegais que devastam uma das principais proteções naturais existentes contra a crise climática. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta:
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
I. Houve um aumento de desmatamento e queimadas em 2019 em relação a 2018 e as queimadas mais recentes são causadas pelas secas no bioma amazônico, principalmente.
Livro texto: As queimadas mais recentes são causadas pelas secas na região. MITO.
O bioma amazônico sofreu menos com falta de chuvas em 2019 do que em 2018, de acordo com o IPAM. (p. 31)
II. É necessário que o governo aplique leis e penalidades mais rigorosas para colocar um fim nas atividades ilegais que devastam uma das principais proteções naturais existentes contra a crise climática.
Livro texto: Segundo ele, a menos que o governo aplique leis e penalidades mais rigorosas para colocar
um fim nessas atividades ilegais, o mundo continuará testemunhando a devastação de uma das
principais proteções naturais existentes contra a crise climática. (p. 28).
Explicação: