O mercúrio é, dentre os metais contaminantes, aquele que apresenta a maior toxicidade, além de ser o único metal capaz de sofrer biomagnificação (sua concentração aumenta conforme aumenta o nível trófico da espécie) em quase todas as cadeias alimentares. Isso resulta em exposição ambiental via cadeia alimentar bastante alta para consumidores de níveis tróficos elevados, incluindo o homem. Além disso, organificação do mercúrio acelera a bioacumulação (acúmulo de metais em plantas e animais aquáticos, gerando toxicidade), na cadeia alimentar e maximiza seus efeitos sobre riscos em ecossistemas naturais e a saúde humana.
LACERDA, L. D.; MALM, O. Contaminação por mercúrio em ecossistemas aquáticos: uma análise das áreas críticas. Estud. av., São Paulo, v. 22, n. 63, p. 173-190, 2008. Disponível em: . Accesso em: 20 Mar. 2021.
A partir das informações do texto e das relações de níveis tróficos, assinale a alternativa correta que completa a seguinte sentença: "Em uma cadeia alimentar aquática..."
Alternativa 1
é esperado que a maior concentração de mercúrio seja registrada em consumidores primários.
Alternativa 2
os organismos em mais de um nível trófico são mais suscetíveis à bioacumulação e biomagnificação.
Alternativa 3
a biomagnificação é maior quando consumidores primários são os primeiros a bioacumular o mercúrio.
Alternativa 4:
a bioacumulação não tem efeito sobre os produtores. Por serem autótrofos, estes organismos não se alimentam da matéria orgânica disponível no ambiente aquático.
Alternativa 5:
tanto a energia disponível como a concentração de mercúrio aumentam ao longo da cadeia, uma vez que o fluxo energético do ecossistema é semelhante ao fluxo da matéria no processo de biomagnificação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2: os organismos em mais de um nível trófico são mais suscetíveis à bioacumulação e biomagnificação.
Explicação:
O próprio texto contém a explicação.
Resposta:
Alternativa C.
O efeito da biomagnificação é maior quando os primários são contaminados, pois a cadeia torna-se mais extensa e há mais níveis para que o mercúrio se acumule.
Explicação:
Estão erradas:
A = pois, a concentração aumenta conforme as cadeias, portanto os primários são os menos atingidos.
B = é uma pegadinha, pois ela cita também a Bioacumulação, quando na realidade estamos falando de níveis tróficos. A biomagnificação aumenta de acordo com o nível trófico da espécie. E a bioacumulação se concentra dentro de um mesmo organismo.
D= o fato de serem autótrofos não os livra da contaminação e consequentemente da bioacumulação (concentra-se em um organismo)
E= a energia não passa pelas cadeias, ela não se acumula, não se biomagnifica.
A B é uma pegadinha, pois ela cita também a Bioacumulação, quando na realidade estamos falando de níveis tróficos.
A biomagnificação aumenta de acordo com o nível trófico da espécie. E a bioacumulação se concentra dentro de um organismo.