Geografia, perguntado por cleanesilva20721, 4 meses atrás

O Mercosul( Forte mercado Latino americano) é composta por quais países.

Soluções para a tarefa

Respondido por laracarollline
1

Resposta:

Países-membros: são os países que fundaram o Mercosul ou aqueles que ingressaram após a criação do bloco. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa).

Explicação:

O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico bastante importante para a América Latina, o qual tem países membros e países observadores. Formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países, foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre as nações.

O Tratado de Assunção foi assinado no dia 26 de março de 1991 e oficializou a criação do Mercosul, o qual tem sua sede oficial localizada em Montevidéu (Uruguai).

A partir dessa data, estava oficializado o bloco econômico que envolve os quatro países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

São países membros efetivos do Mercosul:

Argentina

Brasil

Paraguai

Uruguai

Venezuela (2012)*

Países Membros associados do Mercosul: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013).

O processo de adesão da Venezuela ao Mercosul foi concluído por meio da Decisão CMC 27/12, que concedeu a esse país a condição de Estado Parte, desde 12/08/2012  e o direito de participar plenamente no Mercosul.  

A Venezuela incorporou a NCM e adotou a Tarifa Externa Comum (TEC) desde 05/04/2016.

Por que a Venezuela foi suspensa?

Contudo, os acontecimentos políticos na Venezuela levaram os demais países membros do Mercosul a suspender os direitos e obrigações da Venezuela como Estado Parte do Mercosul. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai julgaram que houve a quebra do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul, Bolívia e Chile. Desta forma, a Venezuela está suspensa do Mercosul desde 05 de agosto de 2017, conforme constante da “Decisão sobre a suspensão da Venezuela no MERCOSUL”.

Perguntas interessantes