“O Mercosul foi precedido pelo Programa de Integração e Cooperação Econômica entre a Argentina e o Brasil (PICE), lançado em julho de 1986, que visava integrar de forma gradual as duas maiores economias da América do Sul. Em novembro de 1988, o processo foi acelerado com a assinatura do Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento, que estabelecia um prazo máximo de dez anos para se atingir uma zona de livre-comércio, a harmonização gradual das políticas setoriais e a coordenação das políticas macroeconômicas. A posse dos presidentes Collor, no Brasil, e Menen, na Argentina, e a opção por um regime comercial relativamente mais aberto afetaram radicalmente o processo de integração econômica em curso. Em julho de 1990, a Ata de Buenos Aires reduziu o prazo para a eliminação das tarifas de importação entre os dois países para quatro anos e o objetivo passou a ser o mercado comum, que corresponde a um estágio superior à zona de livre-comércio, com a circulação sem restrições de bens, serviços e fatores produtivos, política comercial uniforme com tarifa externa comum, coordenação de políticas macroeconômicas e harmonização de políticas tributária, agrícola e industrial. No período de transição, de março de 1991 a dezembro de 1994, as tarifas aduaneiras entre os dois países seriam reduzidas de forma linear e automática a cada semestre (à exceção de uma lista reduzida de produtos). Posteriormente, o Tratado de Assunção, firmado em março de 1991, incorporou o Paraguai e o Uruguai, países fortemente dependentes do comércio regional com a Argentina e o Brasil”.
Com base nos seus conhecimentos a respeito de integração econômica, blocos econômicos e acordos comerciais, leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. O princípio básico da formação dos blocos econômicos é reforçar os fluxos comerciais no interior do bloco, favorecendo o desenvolvimento econômico e social da região.
II. A formação dos blocos econômicos é motivada pela preocupação de reduzir as restrições ao comércio entre os países pertencentes ao bloco.
III. A ideia de formar blocos econômicos tem por princípio desestimular a atuação de países subdesenvolvidos no mercado internacional. Esse objetivo é atingido quando os países de determinado bloco aumentam as barreiras tarifárias.
IV. Uma intenção das economias ao formarem blocos econômicos é ampliar o mercado para suas respectivas empresas, de modo que internamente aos blocos essas empresas aumentem suas escalas de produção e reforcem sua competitividade para atuar fora dos blocos.
A
Apenas as afirmativas I e III estão corretas
B
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
C
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
D
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
E Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
Explicação:
Respondido por
2
Letra D.
Porque o grande objetivo da formação dos blocos econômicos é contribuir para o desenvolvimento econômico e social de cada um dos países membros.
Dentre os critérios mais conhecidos para a criação de um bloco econômico, podemos citar:
- análise das economias locais - o ideal é que os membros tenham bons índices de crescimento e desenvolvimento;
- relações diplomáticas entre os países membros;
- infraestrutura local - para movimentação de bens de consumo (duráveis e não duráveis).
Espero ter contribuído!
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás