História, perguntado por Usuário anônimo, 9 meses atrás

O mercantilismo tem três características centrais a saber: intervenção do

Estado, metalismo e colonialismo. No quadro a seguir especifique cada uma destas características:

Intervenção do Estado

Metalismo

Colonialismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellasilva0823
303

Resposta:Intervenção estatal – era uma intervenção econômica governamental visava fortalecer e regulamentar a estrutura financeira do reino, possibilitando assim a constituição de exércitos e marinhas.

Metalismo - consistia em manter um equilíbrio favorável ao reino entre a saída e a entrada de metais preciosos. Uma vez que se acreditava no período que a riqueza de um país se media pela quantidade destes dentro de suas fronteiras, era preciso manter uma balança comercial positiva; para isto, era utilizado o protecionismo. Por meio de altas taxas alfandegárias, a mercadoria estrangeira acabava se tornando tão cara que era mais vantajoso adquirir um produto nacional.

Colonialismo - consiste num sistema bipolar: o polo colonizador (a Metrópole) e o polo colonizado (a Colônia). As origens, as estruturas econômicas, sociais, políticas e ideológicas e o significado das formações coloniais são condicionados pelos interesses e ações de suas Metrópoles.

Explicação:


macacoveio45: mds olha o tamanho disso aí,mais obg ajudou MT pq vou resumir
18q5q2: Valeu
lucastania401: valeu
vivianeborgesborges5: obrigada
yasmin139869: muito obrigada❤❤❤
Respondido por larissamagrani
17

O mercantilismo foi um aglomerado de práticas e ideias econômicas que vigorou na Europa, durante os séculos XV a XVII, ao longo da crise do feudalismo e no início das ideias capitalistas (A).

É definido pela riqueza de metais preciosos, prevalecimento da manufatura como medida econômica, intervenção máxima estatal na economia, balança comercial cabível e proteção do comércio e da indústria local.

O seu movimento contrário é o liberalismo, pois é uma ideia social, econômica e política fundamentada nas concepções de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a livre concorrência no mercado.

Algumas das suas características principais são: livre concorrência mercantil, pact sunt servanda, individualismo econômico, mínima intervenção do Estado no comércio.

Link: brainly.com.br/tarefa/42842916

Anexos:
Perguntas interessantes