O mercantilismo foi definido e batizado por seusadversários. (...) Denunciando no mercantilismo o triunfodos interesses egoístas dos mercadores, ignoraram que eratambém um sistema manufatureiro, agrícola, e toda umaconcepção do poder estatal. (...) Do século XVI ao XVIII,ninguém se declarou mercantilista, e não existe nenhumaprofissão de fé que permita classificar por comparação osescritos e as práticas econômicas do tempo. (...) Não existedefinição comum do mercantilismo e de seus caracteresfundamentais.Nenhum ministro se proclamou mercantilista (...).O mercantilismo, enquanto sistema de pensamento e deintervenção, foi definido pelos liberais do fim do século XVIII,para designar e desqualificar aqueles cujos argumentos epráticas repudiavam.DEYON, Pierre. O mercantilismo. 4a ed. 1a reimpr. São Paulo:Perspectiva, 2004. p. 10-11; 46.De acordo com o texto, o mercantilismo pode ser entendido comoI - um aspecto da crítica iluminista ao Antigo Regime;II - uma noção inventada pelos adversários dointervencionismo estatal na economia;III - um conjunto articulado de práticas econômicas defendidas por economistas do século XVII;IV - uma política comercial metalista adotada pelos Estadosabsolutistas europeus da Idade Moderna.São interpretações corretas do texto APENAS(A) I e II (B) I e III(C) II e III (D) II e IV(E) III e IV
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
I e II são afirmativas verdadeiras, é correta a alternativa A.
O que o texto afirma é que o Mercantilismo não foi uma posição explicitamente defendida por aqueles que hoje compreendemos como "mercantilistas" - os governantes e comerciantes europeus entre os séculos XV e XVIII -, mas sim pelos iluministas, sendo uma forma de criticar, economicamente, as bases do Antigo Regime.
III e IV tratam de coisas que ou o texto não aborda ou que são o contrário daquilo que o texto afirma, como a ideia de que o mercantilismo foi abertamente defendido no Século XVII.
Perguntas interessantes