O mercado interno tem buscado se adaptar, de modo a atender às demandas crescentes dos setores de aves e suínos, como também gerar excedentes exportáveis. Uma das principais mudanças ocorridas na cultura do milho é quando a produção desse cereal desloca-se para outras áreas. Seja pela ótica de deslocamento entre regiões, como é o caso da expansão para o Centro-Oeste do país, dado o aumento da “aptidão agrícola” decorrente da incorporação de tecnologia nessa região ou o deslocamento dentro de um mesmo estado, como é o caso do Paraná. Diante deste assunto, assinale a alternativa correta que representa o conceito descrito neste enunciado. Alternativas Alternativa 1: Primarização das exportações. Alternativa 2: Deslocamento espacial do milho. Alternativa 3: Complexo agroindustrial. Alternativa 4: Analyse de fílière. Alternativa 5: Beneficiamento primário.
Soluções para a tarefa
A alternativa que representa ou sintetiza o conceito descrito no depoimento é a indicada com o número 3: complexo agroindustrial.
O texto aborda o processo de transformação que a produção agrícola passou temporalmente, para atender à crescente demanda interna e gerar excedentes para exportação.
Nesse contexto, o autor toma como referência a expansão da semeadura do milho em diferentes regiões do país, aproveitando a implantação de avanços tecnológicos.
Importância do complexo agroindustrial no Brasil
O setor agroindustrial do país é um dos mais importantes para a economia; fornece alimentos para o consumo da população e produtos de excelente qualidade para exportação, como cereais, frutas, café, cana-de-açúcar, entre outros.
Para termos uma ideia mais clara da importância da atividade agrícola, citamos alguns números:
- Em 2018, foi o principal exportador de cana-de-açúcar, segundo em soja e terceiro em milho.
- Este setor representa mais de 40% das exportações.
Saiba mais sobre a agricultura no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/34507304
#SPJI
Resposta: II- Deslocamento espacial do milho.
Explicação: PAGINA 85 DO LIVRO (O deslocamento espacial é amplamente estudado e, em muitos casos, é associado às cadeias de aves e suínos e sua localização agroindustrial. Seja pela ótica
de deslocamento entre regiões, como é o caso da expansão para o Centro-Oeste
do país, dado o aumento da “aptidão agrícola” e a incorporação de tecnologia
nessa região (HELFAND; REZENDE, 1998), seja pelo deslocamento dentro de
um mesmo estado, como é o caso do Paraná (DONDA JUNIOR, 2002). Segundo
Andrade et al. (2007), por outro lado, utilizaram os polos de oferta de milho para
a determinação da localização economicamente ótima das agroindústrias de abate
de aves e suínos.)