O mercado é dividido por variáveis como idade, tamanho e ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração, nacionalidade e classe social. Uma das razões que fazem com que esses fatores sejam tão populares entre os profissionais de marketing é que eles costumam estar associados às necessidades e aos desejos dos consumidores.
Então, uma empresa de automóveis, ao decidir lançar um novo carro, pretende observar apenas os fatores citados acima em sua pesquisa inicial para a definição do produto.
Você, como profissional de marketing da empresa, precisa orientar o gestor quanto aos principais fatores que devem ser pesquisados para esse nicho de mercado. Você acredita que os fatores citados são suficientes para a compreensão do comportamento do consumidor? Justifique sua resposta, utilizando um exemplo de uma empresa automotiva que tenha obtido sucesso ao lançar um novo automóvel a partir de uma pesquisa de mercado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrao esperado
Explicação:
Não, pois estes fatores, apesar de importantes, não são suficientes para compreender o consumidor em sua profundidade, entendendo sua verdadeira motivação e o que ele espera em um automóvel. Portanto, é preciso compreender os fatores psicológicos e psicográficos.
A Chrysler é um exemplo de empresa automotiva que realizou uma pesquisa para compreender fatores psicológicos. Quando a empresa decidiu lançar mais um modelo sedan, ela já havia realizado muita pesquisa tradicional de mercado. Essas pesquisas levaram à conclusão de que os consumidores norte-americanos desejavam um excelente nível de economia de combustível, segurança e preço.
No entanto, foi somente por meio de uma pesquisa qualitativa que a Chrysler descobriu aquilo que o antropólogo cultural Clotaire Rapaille chama de “o código” — o significado inconsciente que as pessoas atribuem a uma determinada oferta de mercado.
Primeiramente, os entrevistadores assumiram o papel de “um visitante de outro planeta” e pediram aos participantes para ajudá-los a entender o produto em questão. A seguir, os participantes contaram histórias sobre o produto e, finalmente, depois de um exercício de relaxamento, escreveram sobre suas primeiras experiências com ele.
Desse modo, a Chrysler soube que modelos “padronizados” estavam “fora do código”, e usou as informações das sessões para criar o PT Cruiser. Com seu design retrô altamente diferenciado, esse sedan foi um dos lançamentos de automóveis mais bem-sucedidos da história recente dos Estados Unidos.
Os fatores como ciclo de vida da família, sexo, renda, entre outros, são um bom ponto de partida para entender o comportamento do consumidor; mas não são suficientes para obter um entendimento completo, porque a empresa de automóveis também deve investigar as preferências do estilo de vida e os padrões de uso do veículo de seus potenciais consumidores.
Qual é o exemplo de empresa automotiva?
Um exemplo de uma empresa automotiva que conseguiu o lançamento de um carro novo é a Tesla, antes de lançar seus veículos elétricos, realizou uma investigação exaustiva de mercado para entender as necessidades e desejos de seus potenciais consumidores.
Descobrindo haver um grande interesse em veículos elétricos devido à preocupação com o meio ambiente e a economia de combustível; eles investigaram as preferências de estilo de vida de seus potenciais consumidores, e essa pesquisa ajudou a Tesla a desenvolver um carro que atenda às necessidades e desejos desses consumidores, resultando em grande sucesso no mercado.
Saiba mais sobre Economia circular aqui:
brainly.com.br/tarefa/31098290
#SPJ2