O mercado de TV e vídeo cresce 20% ao ano. Os gastos dos consumidores com o segmento, que inclui acesso a serviços de TV por assinatura, filmes, vídeos e outros conteúdos (incluindo a venda e aluguel de filmes), devem chegar a US$ 11 bilhões, com cerca de 6 milhões de novos assinantes de TV por assinatura comparado com 2015, atingindo uma penetração de 33% dos domicílios brasileiros. Um dos fatores que alavancam as assinaturas é o pacote triple play tv que oferece em combos televisão, telefone e internet. Este modo de vendas atrairá 7 milhões de novos assinantes em 5 anos.
O texto publicado na Revista Exame evidencia o crescimento das TVs por assinatura, e destaca uma das razões para atingir, atualmente, 33% dos domicílios brasileiros:
Alternativas:
a)
O fato de o Brasil possuir sinal digital em todo território nacional
b)
O fato de a TV por assinatura ser vendida em combo, com Internet e telefone
c)
O fato de que os brasileiros diminuíram seu poder de compra
d)
O fato de o serviço ter ficado mais barato em função do aumento da concorrência
e)
O fato de que as pessoas estão deixando de ouvir rádio, ler jornal e assistir TV aberta para optar pelas TVs por assinatura, que possuem menos intervalos comerciais.
8)
Em maio do ano passado (2015), para apresentar a série Tabu América Latina, que teria como tema práticas culturais de comunidades latino-americanas, o canal de TV por assinatura NatGeo promoveu uma performance de suspensão corporal em plena Avenida Paulista, em São Paulo. Na apresentação, o canal colocou o blogueiro Rafael Mendes pendurado em posição vertical por dois ganchos inseridos em sua pele na região dos ombros. Mendes foi suspenso lentamente de 10 em 10 metros até alcançar uma altura de 50 metros do chão, onde ficou por cerca de duas horas. A suspensão aconteceu em um estacionamento no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação, e foi inteiramente gravada. O blogueiro foi suspenso por um guindaste. Para disseminar a ação, a hashtag #tabu foi criada e a participação dos internautas foi estimulada pelo perfil @NatGeo_BR. Os tuítes podiam ser acompanhados tanto pelo Twitter quando pelo site da ação, em que a suspensão foi transmitida ao vivo em um player de vídeo. O blogueiro também pode interagir com o público que o assistia, mandando recados em uma minilousa.
Sobre a campanha de marketing da séria Tabú America Latina, que suspendeu um blogueiro por meio de cabos de aço em plena Avenida Paulista, é correto afirmar que:
I. A ação foi feita por meio de uma mídia não convencional (bloqueiro pendurado por guindaste) mas com interação em mídias digitais.
II. A ação queria promover a ideia de que o corpo humano é capaz de suportar qualquer desafio.
III. É uma ação de marketing de guerrilha usando diversas plataformas de campanhas.
Alternativas:
a)
Somente a afirmativa I está correta.
b)
Somente a afirmativa II está correta.
c)
Somente a afirmativa III está correta.
d)
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
9)
Na internet, existem muitos websites de busca, sendo que o Google é um dos principais buscadores da rede. Devido ao número de usuários do buscador Google, é o Adwords que assume hoje o papel de principal ferramenta para os links patrocinados.
Qual o papel do Adwords no planejamento de links patrocinados?
Alternativas:
a)
Ele é o responsável pelo layout da página.
b)
Ele é a ferramenta que ranqueia o nível de interesse do cliente ao link.
c)
Ele é o recurso para otimizar o carregamento da página do hotsite.
d)
Ele é a ferramenta de planejamento de palavras chaves para o aparecimento dos links patrocinados relacionados a estas palavras.
e)
Adwords são planilhas para começar a pensar como fazer um hotsite.
10)
De acordo com o ciclo de vida de um produto ou serviço, temos um tipo de investimento adequado para cada situação em que o produto ou serviço se encontra. Em períodos de pré-lançamento, comumente o esforço de comunicação é mínimo, sendo geralmente voltado para “mercados-teste”.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes sentenças e a relação proposta entre elas.
I- Com o lançamento de um produto, o investimento deve ser pesado.
PORQUE
II- Devemos fazer com que esse consumidor passe pelas fases AIDA (Atenção/Interesse/Desejo/Ação): chamar a Atenção desse novo consumidor; criar o Interesse sobre o produto; desenvolver o Desejo; e finalizar com a Ação no ponto de venda.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
7 - B
8 - D
9 - D
10 - A
Explicação:
Resposta:
7) b. O fato de a TV por assinatura ser vendida em combo, com Internet e telefone.
8) d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
9) d. Ele é a ferramenta de planejamento de palavras chaves para o aparecimento dos links patrocinados relacionados a estas palavras.
10) a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
7) Com o advento dos canais por assinatura, a programação da televisão passou a ser segmentada por interesses. Aliás, já vimos em seções e unidades anteriores, que esse mesmo fenômeno (segmentação) também vem ocorrendo com o rádio, o jornal e a revista.
8) Mas nem todas as campanhas que são planejadas têm o sucesso planejado, o que pode, também, repercutir de forma constrangedora para a empresa. Por essa razão, todo cuidado é pouco quando uma campanha de marketing for programada para mídias convencionais ou não.
9) Graças ao número de usuários do buscador Google, é o AdWords que assume hoje o papel de principal ferramenta para os links patrocinados. Uma das grandes vantagens de pagar o link patrocinado é dar visibilidade à marca com um bom posicionamento do anúncio na página de busca.
10) Quando esse produto já está no mercado e se mantém estável o investimento é moderado. E, quando o produto começa a declinar no gráfico do ciclo de vida, existem duas opções: a primeira é a obsolescência, e a segunda é um investimento vultuoso, como no lançamento do produto.