Administração, perguntado por Roberiob, 11 meses atrás

O mercado de franquias (franchising) no Brasil é muito forte, variado e continua em expansão, alavancado pelos segmentos Casa e construção; Comunicação, informática e eletrônicos. Em 2019 o número de redes cresceu em razão do número de novas marcas dos segmentos de Serviços e Outros Negócios e Alimentação. O número de empregos gerados pelo setor aumentou 4,8%, totalizando 1.361.630 empregos diretos, em função do número de unidades abertas em 2019. A maior rede de franquias brasileira é O Boticário, com 3.806 unidades. Das 50 maiores redes, 46 possuem sede na região sudeste. Quanto ao formato, 85% é de lojas, e 15% de quiosques, unidades móveis, etc. A receita total do setor não foi divulgada pela entidade ABF, mas, considerando-se o faturamento de R$ 174,84 bilhões de 2018, deve ter chegado a R$ 186,9 bilhões, em 2019.

Um empreendedor que entenda que tem um ótimo negócio pode se tornar um franqueador, mas deve considerar aspectos como a necessidade de conceber o projeto corretamente visando a sustentabilidade a médio e longo prazos; aceitar que os franqueados tornam-se participantes da administração dos negócios; que a sua liderança será testada; que se não tiver uma boa estrutura de suporte e seleção de franqueado, corre o risco de ser penalizado pelo mau desempenho dos franqueados, como o vazamento de informações, perda de sigilo, perda do padrão operacional ou mesmo uso indevido de sua marca.

Para se tornar um franqueador, muitas responsabilidades são necessárias, entre elas:

Possuir um negócio com rentabilidade comprovada por meio de unidades próprias e compatível com a operação franqueada Possuir marca própria Possuir experiência na operação e gestão do negócio a ser franqueado Buscar sempre a inovação para manter a competitividade dos produtos e negócios Realizar pesquisas constantes para analisar mudanças e tendências Desenvolver novos produtos e fornecedores Transferir o know-how adquirido ao longo dos anos para os parceiros/franqueados Autorizar o direito de uso da marca e sistema de franquia conforme regras pré-definidas Estruturar uma área de suporte e apoio ao franqueado com profissionais capacitados para garantir a operação das unidades de acordo com o seu projeto de franquias Gerar, sempre que possível, ganhos em economia com compras em escala Monitorar o programa de qualidade de todos os processos e franquias

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
29

As vantagens para o franqueador são expansão mais rápida, operação do negócio por um dono, poder de compra da rede, entre outros. E para o franqueado são ganho de know-how, redução de custos, entre outros.

O Franchising consiste em um modelo que realiza a união da estratégia, da distribuição e da comercialização dos produtos e serviços, como por exemplo, as franquias. As franquias são maneiras existentes de abertura de um negócio mais seguro, visto que compreende marcas maiores e de melhor consolidação no mercado.

Bons estudos!

Perguntas interessantes