( ) o medo do desconhecido, das tempestades e da falta de comida para alimentar os tripulantes das embarcações. ( ) a presença de enfermidades entre os navegadores, dentre as quais temos o escorbuto como mais comum. ( ) a incerteza diante do retorno para casa, fazendo com que muitos homens se recusassem aceitar as empreitadas além-mar. ( ) o imaginário lusitano que era permeado por monstros marinhos, enormes serpentes e histórias que deixavam navegadores apavorados. ( ) a falta de habilidade dos marujos, de interesses comerciais do reino e de recursos náuticos atrasou em décadas as incursões
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa A
Explicação: Somente a opção 05 é falsa.
A sequência que melhor contempla esta questão sobre a expansão marítima é V-V-V-V-F, alternativa 1 visto que as afirmativas fazem sentido e a última encontra uma falha absurda em si mesma, sendo que
- A expansão marítima só ocorreram por interesses comerciais das coroas.
Expansão Marítima: um projeto de domínio
Sobre o expansionismo e descobertas marítimas, é correto se afirmar que ocorreram porque as riquezas não eram o suficiente para que se sustentasse um reino que procurava se expandir. Além disto, nem mesmo o escorbuto pode parar estas navegações. Após um tempo, para poder sustentar o expansionismo, a metrópole cria o pacto colonial.
Esta expansão foi possível, além de outros motivos, pela "sorte" portuguesa de atracar na América, uma terra rica em alimentos e pedras preciosas.
Complemento da questão — enunciado e alternativas:
A expansão marítima promovida pelos lusitanos no século XV ficou marcada por uma série de desafios que foram paulatinamente superados com a persistência do Reino português. Dentre os obstáculos presentes nas Grandes navegações podemos mencionar:
- V, V, V, V, F.
- V, V, V, F, F.
- F, F, V, V, V.
- F. F, V, V, F.
- F, V, V, V, V.
Grandes navegações — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/31557434
#SPJ4