Psicologia, perguntado por julisantos2274, 7 meses atrás


O medo condicionado é um fenômeno mediado pela amígdala e permite que estímulos inexpressivos sejam associados a situações potencialmente perigosas vividas no passado. Por exemplo, se uma pessoa sofreu um acidente em determinado local, quando passar por ele, sentirá medo. Em experimentos feitos com macacos que sofreram lesões bilaterais da amígdala, foi confirmada a participação da estrutura na criação do medo condicionado. Dessa maneira, ao serem expostos a uma cobra sintética, macacos com lesões da amígdala em uma sala fechada agem da seguinte maneira:


Demostram comportamento mais agressivo do que o normal atacando a cobra sintética assim que ela é jogada na sala.


Demonstram comportamento apático e imóvel sem foco atencional e ignoram a presença do animal sintético.


Apresentam comportamento docilizado e manipulam a cobra com curiosidade, não demonstrando respostas de medo.


Tendem a se acomodar no canto da sala e apresentam comportamento arredio.


Apresentam comportamento amistoso, porém mostram-se cautelosos quanto à presença d


nycollewendy: Resposta correta é a letra C.

Sua função está ligada fortemente ao medo e à ansiedade. Estudos realizados com primatas não humanos, cujas amígdalas eram lesionadas bilateralmente por medicamento, demonstraram perda das respostas de medo. Os macacos ganharam docilidade e tenderam a ignorar situações comuns de perigo. Era como se não temessem mais seus predadores ou situações perigosas, chegando mesmo a manipular cobras sintéticas, por exemplo.

Soluções para a tarefa

Respondido por novaesj844
24

Resposta:

a

Explicação:

Respondido por martinkoliveira
16

Ao serem expostos a uma cobra sintética, macacos com lesões da amígdala em uma sala fechada apresentam comportamento docilizado e manipulam a cobra com curiosidade, não demonstrando respostas de medo. Portanto, a terceira alternativa é a correta (letra C).

Ainda na primeira metade do século XX, cientistas descobriram que os animais perdiam o medo quando tinham partes do cérebro removidas. Eles perdiam qualquer noção de perigo e, ao invés de ter medo, se mostravam curiosos.

Depois de diversos experimentos realizados em animais, os pesquisadores chegaram ao consenso de que o o animal perdia qualquer juízo de medo quando tinha a sua amígdala cerebelosa retirada.

Quando expostos a uma cobra fictícia, os macacos as seguravam, brincavam e batiam com elas no chão. Ou seja, perdiam completamente o medo e mostravam entusiamo e interesse.

Isso se dá também, mesmo que de forma rara, nos seres humanos que possuem danos cerebrais na amígdala. Esses indivíduos não se mostram amedrontados em frente a situações que normalmente causam sustos.

Veja mais sobre as estruturas do cérebro em:

https://brainly.com.br/tarefa/24706655

Anexos:
Perguntas interessantes