História, perguntado por csjuh20, 10 meses atrás

O Mediterrâneo e os mares Báltico e do Norte, ao final da Idade Média, eram rotas comerciais importantes. a) Quem desenvolvia as atividades comerciais nesses mares? b) Por que essas atividades contribuíram para a destruição da ordem feudal?

Soluções para a tarefa

Respondido por souflavio
15

Resposta:Bem, no mediterrâneo, os Italianos recomeçaram um intenso comércio com o Oriente por meio do mar Mediterrâneo. Por terra temos a rota da seda, que "começava" no Irã (Pérsia) e "terminava" na China, onde, pelo nome, vinham a maior parte da Seda que o Ocidente consumia. Os mares bálticos e do norte garantiam o comércio de peixes e era muito explorado pelos holandeses, que, inclusive, os comercializavam.

Com a retomada do comércio com o Oriente, temos o renascimento comercial. A moeda volta a ter importância no cenário mundial, acabando com a importancia das terras no sistema feudal. Influências orientais na arte e na arquitetura como o arco gótico (junção do arco romano com o arco arabesco), que ajudaram na fragilização da Igreja Católica, como maior influenciadora e de certa forma, instituição mais poderosa que reinava sobre a idade média, e que viveu seu auge no Feudalismo. Temos ainda, nessa influência Oriental (especialmente árabe) o aprendizado das culturas. Os árabes eram exímios matemáticos, conhecedores de medicina, astrônomos, e principalmente, a inclusão das técnicas de navegação árabes ajudou na futura Era das Navegações.

Explicação:

Perguntas interessantes