o médico grego Hipócrates viveu cerca de 2 mil anos como ele considerava a saúde naquela época? rápido por favorrrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hipócrates o exercício da Medicina estava nas mãos dos sacerdotes de Esculápio, o deus grego e romano da cura. Via-se a doença como o resultado da zanga dos deuses com os homens. Os doentes iam ao templo do Esculápio em busca da assistência dos sacerdotes. Hipócrates negava os poderes curativos dos deuses. Hipócrates procurava explicação das doenças no mundo que os cercava e não nos caprichos dos deuses. Ensinava que o médico deve observar cuidadosamente o paciente e registrar os sintomas da doença. Desse modo organizou uma norma que mostrava como o paciente poderia ser curado. Hipócrates estabeleceu processos para observar o doente, dando atenção ao aspecto dos olhos e da pele, à temperatura do corpo, ao apetite e à eliminação dos resíduos. Insistia na tomada de notas diárias e mantinha um mapa médico sobre o progresso do doente. Observou os efeitos do clima e as mudanças de estação nas diversas doenças, como por exemplo, a maior frequência de resfriados no inverno. Hipócrates considera que as doenças resultam do desequilíbrio entre o que denominou Doutrina dos quatro humores: o sangue, a fleuma (estado de espírito), a bílis (amarela) e a atrabile (bílis negra). Para ele, todo corpo traz em si os elementos para a sua recuperação. Mas o conhecimento do corpo só é possível a partir do conhecimento do homem como um todo.
Alguns afirmam que Hipócrates jamais existiu, mas Platão diz que Hipócrates viajou muito, ensinando medicina nos lugares por onde passava.
Explicação:
O juramento de Hipócrates que resume sua ética é recitado nas colações de grau de estudantes de medicina. No Brasil, é feito em texto resumido que mantém a essência do original:
"Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da Ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei de minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu a minha vida e minha arte de boa reputação entre os homens e para sempre. Se dele me afastar ou infringi-lo, suceda-me o contrário".
Hipócrates faleceu em 377 a. C. Seu corpo foi sepultado em Larissa, na Tessália, Grécia. Seu túmulo foi venerado pelos povos durante muitos séculos.