Biologia, perguntado por arysda1d5aia, 1 ano atrás

o mecanismo de recepção e transmissão de um estímulo nervoso ocorre atraves das fibras mielinicas e amielinicas, sendo que a rapidez de propagação do estimulo difere entre elas. poe qual motivo a mielinicas conseguem propagar o estimulo mais rapidamente do que as amielinicas

Soluções para a tarefa

Respondido por vingalvao
1
A presença ou não da bainha de mielina está diretamente relacionada a velocidade de propagação do impulso pois, as Células de Schwann ou os oligodendrócitos ( células que constituem a bainha de mielina) tem constituição basicamente lipídica! Ou seja... tem a função de isolante elétrico!

Como sabemos, o impulso nervoso se trata de um impulso elétrico, propiciado pela despolarização da membrana do neurônio ao longo do axônio. Quando partes desse axônio é isolada por estas células, o impulso passa a ter uma característica saltatória! Ou seja ao invés de ter que percorrer toda a extensão do axônio, ele só salta entre as partes que não estão recobertas pela bainha!  Estas partes nao recobertas, são chamadas, Nódulos de Ranvier.

Já nas fibras não mielinizadas, o impulso tem que percorrer toda a extensão do axônio, sendo assim, é muito mais lento se comparado com a de uma fibra mielinizada.

ESSE GIF VAI TE AJUDAR A ENTENDER MELHOR A EXPLICAÇÃO!

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/48/Saltatory_Conduction.gif

Respondido por rhamonsb
1

Resposta:

Presença de um revestimento de múltiplas camadas de proteínas e lipídios, que é a bainha de mielina.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Perguntas interessantes