Geografia, perguntado por luanmd2, 1 ano atrás

)
O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um dos mecanismos criados pelo Protocolo de Kyoto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) ou de captura de carbono (ou seqüestro de carbono) por parte dos países do Anexo I. Esses países podem programar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável e que apresentem uma redução ou captura de emissões de gases causadores do efeito estufa, obtendo as reduções certificadas de emissões. Entre estes, são aceitos alguns projetos para recuperação de áreas degradadas, baseado em algumas premissas, como por exemplo:

Alternativas:

a)
As árvores em crescimento, por intermédio do processo de respiração, liberam o carbono para a atmosfera, contribuindo para amenizar o efeito estufa.

b)
As árvores em crescimento, durante o processo da fotossíntese, absorvem o carbono atmosférico e o incorpora em sua biomassa.

c)
As florestas, mesmo aquelas que foram plantadas, são consideradas como o pulmão do mundo, ou seja, fonte de oxigênio, vital para todos os seres vivos.

d)
As florestas plantadas nos países em desenvolvimento, por terem alta diversidade, garantem a conservação da biodiversidade do planeta.

2)
Dois novos projetos para a Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foram lançados nesta terça-feira. Além da criação do edital voltado para a implantação dos programas de manejo, também foi divulgado o projeto para implantação dos corredores ecológicos que devem interligar os remanescentes florestais existentes na Unidade de Conservação. (Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/06/30/interna_vidaurbana,584019/area-de-protecao-ambiental-aldeia-beberibe-tera-corredores-ecologicos-e-programas-de-manejo.shtml) Sobre a implantação de corredores ecológicos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas:

a)
São porções de ecossistemas naturais ou seminaturais que possibilitam o fluxo de genes e o movimento da biota.

b)
Facilita a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas.

c)
Contribui para manutenção de populações que demandam áreas com grandes extensões.

d)
Os benefícios dos corredores ecológicos restringem-se apenas as espécies de animais, já que as plantas não podem se locomover.

3)
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) prevê que as cidades brasileiras desenvolvam planos de gestão do lixo. Embora a lei não trate expressamente de encerramento de lixões, acredita-se que esta é uma consequência da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deve estar refletida nas metas para a eliminação e recuperação destes lixões em seus respectivos planos de resíduos sólidos (MMA, Portal Brasil. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2014/08/tire-suas-duvidas-sobre-a-politica-de-residuos-solidos. Acesso em 26/07/2015). Sobre a recuperação das áreas de disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas:

a)
A proposta de uso futuro da área deve considerar que os resíduos aterrados ainda permanecem em processo de decomposição após o encerramento das atividades por períodos relativamente longos, que podem ser superiores a 10 anos.

b)
Embora a remediação de áreas utilizadas por muito tempo como depósito de lixo tenha um custo elevado, o que geralmente leva à negligencia dos governantes, é um processo fácil e de rápida aplicação e resultado.

c)
As técnicas de ações remediadoras constituem-se basicamente da readequação topográfica do local, visto que a degradação torna a área muito vulnerável à erosão.

d)
A primeira etapa da recuperação destas áreas constitui-se da avaliação da vegetação no local (ex. presença de epífitas e lianas, estratificação), indicador exclusivo da contaminação da área.

4)
Sobre a recuperação de áreas degradadas pela mineração, analise as afirmativas abaixo, e depois responda.

I. Por ser considerado um serviço de utilidade pública, além de gerar muita riqueza aos cofres públicos, não é obrigatório, por parte das mineradoras, a recuperação das áreas degradadas, que é feita, em contrapartida, pelo governo.

II.Existem no Brasil alguns parques recreativos que são o resultado de projetos de recuperação (reabilitação) de antigas áreas de mineração, como por exemplo, o Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo que era uma antiga cava.

III.A interação da comunidade na definição de uso futuro do solo ocorre pela audiência pública, decorrente do EIA/RIMA, parte da exigência para o licenciamento de empreendimentos mineiros.

IV.As áreas que sofreram grandes danos provocados pela mineração, podem, em geral, se recuperar, rápido e naturalmente, sem necessidade de intervenção externa. O problema é mesmo relativo a aparência da área, que desagrada à população vizinha aos empreendimentos.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

Alternativas:

a)
I e II.

b)
I e III.

c)
II e III.

d)
II e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por PSilva25
22
1- B
2- D
3- A
4- C
5- B
Perguntas interessantes