Sociologia, perguntado por nwjjwjsjs, 1 ano atrás

O materialismo histórico e dialético nasce dos conflitos sociais gerados com o desenvolvimento industrial. Para o pensador alemão Karl Marx, a construção da sociedade capitalista foi possível graças ao domínio da burguesia sobre os meios de produção, do processo produtivo e tomada do poder com as chamadas “revoluções liberais”. A classe trabalhadora, o proletário, caracteriza-se, para Marx, como uma classe desapropriada do domínio dos meios de produção e da inteligência produtiva. O operário industrial se via na condição de vender a sua força de trabalho para poder manter-se vivo. Logo, o mercado de trabalho acabava por impor uma disputa entre os próprios trabalhadores, concorrendo pelo emprego escasso e trabalhando em condições degradantes de sobrevivência. Logo, o socialismo científico, proposto como defesa política, econômica e ideológica da classe operária propunha o fim do capitalismo.

Considerando as teses de Marx em relação à derrubada do poder da burguesia e à superação da sociedade capitalista, analise as alternativas e assinale a correta.

Alternativas

Alternativa 1:

O pacto social proposto pelo materialismo histórico dialético deveria contribuir para o crescimento econômico do capitalismo, garantir o lucro da burguesia e distribuir dividendos para a classe operária na proporção de sua produtividade.

Alternativa 2:

A revolução socialista seria liderada pela classe operária, mantendo as relações capitalistas de produção. O socialismo, proposto por Marx, é um avanço das condições capitalistas, a manutenção do lucro, mas de forma a socializá-lo entre os trabalhadores.

Alternativa 3:

Marx, como os socialistas utópicos, considerava que a superação das condições de miséria da classe trabalhadora deveria surgir com a participação política do proletário nas instituições democráticas burguesas e realizar um pacto social com a classe dominante.

Alternativa 4:

O socialismo científico se sustenta exclusivamente no academicismo. A principal intenção de Marx era constituir um grupo de intelectuais dominantes que seriam os dirigentes revolucionários e passariam a ser os administradores da economia burguesa.

Alternativa 5:

Marx considerava a classe operária como revolucionária. Caberia a ela destituir o poder da burguesia, que concentrou os meios de produção e consolidou seu poder com a Revolução Industrial implantando a sociedade capitalista fundada na exploração da classe operária.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelariggs17
5

Resposta: Alternativa 5

Perguntas interessantes