O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerou que não se pode pensar a relação indivíduo – sociedade de forma separada das condições materiais em que essas relações se apóiam. Segundo Marx, as condições materiais de toda a sociedade condicionam as relações sociais, ou seja, para viver, os homens têm de, inicialmente, transformar a natureza, possuem necessidades, como alimentação, construção de abrigos e fabricação de utensílios, entre outros, sem o que não poderia existir. Para Marx, qual é o ponto de partida para o estudo de qualquer sociedade? a. Identificar dentro da estrutura social o papel na produção da classe dominante e a formação do estado, elemento que cria as classes sociais. b. As relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona c. Observar as várias fases do Sistema Social Capitalista e como se estabelecem as relações sociais de produção, bem como a apropriação por parte da burguesia das riquezas produzidas pela classe operária. d. Identificar as classes sociais dentro da produção, passo principal para identificar os vários modos de produção na história, ou seja, do primitivo ao capitalista e as relações de exploração do homem peio homem. e. As condições materiais e espirituais de cada comunidade ou grupo social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
63
As relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza, ou seja, a produção é a raiz de toda a estrutura social, que condiciona.
Respondido por
47
A alternativa B está correta.
A teoria central de Marx gira em torno da divisão social e das lutas de classe, como podemos entender:
O capitalismo é a linha econômica que tem a burguesia como detentora do acúmulo de capital, e, maior controladora das atividades;
Com isso, o proletariado, pode ser entendido como os trabalhadores que necessitam de um salário para sua sobrevivência, estando fadado a pobreza enquanto a burguesia detém a maior parte daquilo que o trabalhador produz, chamando o sociólogo de Mais Valia.
Perguntas interessantes