O marketing de um negócio gastronômico é fundamental para manter os clientes que negócio já tem e para conquistar uma nova clientela.
Considerando a nossa atividade fim, pense em como um determinado produto gastronômico pode atender as seguintes demandas:
Como podemos identificar e escolher um ou mais segmentos de mercado certos?
Como podemos diferenciar nossa oferta?
Como devemos responder aos clientes que levam em consideração o preço antes de fazer a compra?
Como podemos competir com concorrentes voltados ao baixo custo e ao baixo preço?
Até que ponto podemos personalizar nossa oferta para cada clientes
Como podemos expandir nosso negócio?
Como podemos construir marcas mais fortes?
Como podemos reduzir o custo de aquisição de clientes?
Como podemos manter nossos clientes fiéis por mais tempo?
Como podemos saber quais são os clientes mais importantes?
Soluções para a tarefa
Respostas:
1- Podemos ver relatórios ou fazer pesquisas qualitativas e quantitativas na localidade onde pretendemos fundar o negócio gastronômico, a fim de saber os gostos e cultura dos consumidores naquela região, para assim, criar um restaurante que seja bem frequentado.
2- Um ótimo jeito de diferenciar a oferta é inovando nos produtos ou serviços ofertados, ou atingindo um público mais nichado.
3- Você deve fazer o seu cliente enxergar valor no seu produto ofertado, seja por pratos rebuscados, feitos por um chef de excelência, com uma infraestrutura moderna ou luxuosa.
4- Trazendo uma proposta de valor diferente da competição, sendo um restaurante de preços altos, tem uma proposta diferente em relação aos que oferecem um preço mais baixo, ofertando comidas mais baratas e menos rebuscadas.
5- Você deve personalizar a oferta para os clientes até o momento que isso não te traga prejuízos no geral, como o alto custo da mercadoria vendida.
6- No momento em que você possuir verba o suficiente para expandir, você pode criar filiais em outros lugares, entrar no ramo de franquias para receber royalties ou até mesmo comprar outros restaurantes para criar um grupo gastronômico.
7- Para consolidar a sua marca, você deve criar um bom "awareness" dela, ou seja, mostrar ao público a sua existência e a qualidade dos produtos e serviços que você oferece. Um jeito de fazer isso é ser ativo nas redes sociais da loja e fazer publicidade em locais com o seu público alvo.
8- O principal jeito de reduzir o CAC é fidelizando os clientes.
9- Criando programas de fidelização do cliente, como por exemplo os famosos cartõezinhos fidelidade que garantem bônus aos compradores recorrentes.
10- Você pode usar técnicas de CRM, vendo os seus clientes mais rentáveis e leais, para assim, beneficiar eles com exclusividades.