. O marca-passo é um dispositivo para estimulação elétrica do músculo cardíaco e possui um gerador de pulsos e um eletrodo. O gerador de pulsos elétricos é um circuito eletrônico miniaturizado instalado no interior da caixa torácica do paciente, e a fonte de energia é uma bateria compacta localizada fora do tórax. A bateria do marcapasso é formada pelos metais lítio e prata. Os potenciais-padrão de redução desses metais são: A DDP da pilha formada entre eles e a reação do ânodo são: A) +3,85 V e Ag+(aq) + e– → Ag(s) D) +3,85 V e Li(s) → Li+(aq) + e– B) –3,85 V e Ag(s) → Ag+(aq) + e– E) –3,85 V e Li(s) → Li+(aq) + e– C) +3,85 V e Li+(aq) + e– → Li(s)
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Para determinar o potencial dessa pilha, basta fazer o seguinte:
1o Passo: determinar o maior e o menor potencial de redução.
Maior potencial de redução: prata (Ag), pois seu valor é maior, logo, sofre redução;
Menor potencial de redução: lítio (Li), pois seu valor é menor, logo, sofre oxidação.
2o Passo: determinar a equação do ânodo.
No ânodo de uma pilha, ocorre sempre uma reação de oxidação com o material de menor potencial de redução. Como o material que sofre oxidação é o lítio, basta inverter a equação de redução fornecida para que ela se converta na equação de oxidação.
Li(s) → Li+(aq) + e–
3o Passo: determinar o potencial da pilha.
ΔE = Emaior - Emenor
ΔE = 0,80 - (-3,05)
ΔE = 0,80 + 3,05
ΔE = 3,85 V.
Perguntas interessantes
O termo com antecedência foi utilizado porque, se quisermos medir a voltagem de um dispositivo qualquer, tanto de uma pilha quanto de uma bateria, basta utilizar um multímetro.