Geografia, perguntado por pizza461, 6 meses atrás

O mar é utilizado desde há muitos séculos como via de transporte para fins económicos e militares. E o facto de o aumento dos transportes marítimos se processar ao ritmo de cerca de 8% ao ano, isto mesmo na era da chamada aviação comercial, dá uma ideia da sua importância e da sua dinâmica. Aliás, parece incorrecto falar-se de competição entre o transporte marítimo e o aéreo, uma vez que a verdade é terem-se tornado complementares. Complementaridade essa de que decorre terem os maiores aeroportos sido implantados ao lado dos maiores portos”.

Em que aspectos é que a via marítima permanece imbatível?

Soluções para a tarefa

Respondido por kg406281
0

Resposta:

É impossível imaginar a sociedade como é hoje sem as relações comerciais internacionais, com países detentores de recursos naturais (minérios, petróleo, gás natural, terras cultiváveis para agricultura, pastagens para a pecuária, etc..) fornecendo matéria prima para que os países mais desenvolvidos tecnologicamente forneçam produtos industrializados e equipamentos. Isso é o que chamamos de globalização, e que cria uma interdependência entre as nações.

Por conta deste cenário surge o transporte marítimo que viabiliza transportar de grandes volumes de carga, entre estes países, com baixo custo e agilidade/eficiência e que conta com uma abrangência territorial enorme, visto que o nosso planeta conta com 70% da sua superfície coberta por mares.

Como mencionado acima, por ser um recurso logístico/estratégico fundamental para o comércio internacional, órgãos intervenientes foram criados a fim de definir as leis, regras e regulamentações para o modal marítimo, tanto de âmbito internacional como no nacional.

Entre diversões órgãos intervenientes internacionais para o modal marítimo, cito a IMO (International Maritime Organization), cuja função é promoção da segurança e da eficiência na navegação, bem como medidas preventivas para evitar a poluição marítima que pode ser causada por navios através de acidentes ou até mesmo por más condições de conservação da embarcação.

Do lado nacional também encontramos diversos intervenientes como o Departamento da Marinha Mercante (DMM) que é responsável pelos registros de armadores, fretes, acordos bilaterais, conferências de fretes e outros assuntos reguladores referentes ao transporte marítimo.

Perguntas interessantes