Geografia, perguntado por samualvees11, 11 meses atrás

O Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão era o quarto maior lago do mundo. Atualmente é considerado um dos maiores desastres ambientais decorrentes da ação da sociedade, pois o volume de água foi reduzido em mais de 80% e, portanto, seu tamanho em 60%. Quais as principais causas que geraram essa situação?


arthurallan123: poxan
arthurallan123: ngm nunca me respondeu aq
arthurallan123: essa é a última questão da prova q eu to fznd
carolbarbosa123456: minha tbm
carolbarbosa123456: tenho que entregar até sexta
carolbarbosa123456: e não achei ainda
arthurallan123: ih, eu chutei no desespero, mas n sei se acertei:)
deusadoff: tbm preciso mto
arthurallan123: af
vaniabolosdoalto: A culpa desse desastre ambiental é 100% humana. O mar começou a secar após o desvio dos rios Amu e Syr para irrigar lavouras da União Soviética (URSS), nos anos 1960. Apenas 15 anos após o desvio, o nível de água já havia caído tanto que o mar se dividira em dois. Como não era mais irrigado por rios, ele também se tornou supersaturado e, pior, a água que resta acabou ficando extremamente poluída pelos agrotóxicos que escorriam das lavouras.

Soluções para a tarefa

Respondido por juanbellver2004
8

Resposta:

A culpa desse desastre ambiental é 100% humana. O mar começou a secar após o desvio dos rios Amu e Syr para irrigar lavouras da União Soviética (URSS), nos anos 1960. Apenas 15 anos após o desvio, o nível de água já havia caído tanto que o mar se dividira em dois. Como não era mais irrigado por rios, ele também se tornou supersaturado e, pior, a água que resta acabou ficando extremamente poluída pelos agrotóxicos que escorriam das lavouras.

Explicação:

Respondido por AlineRGSousa
0

Resposta:

A culpa desse desastre ambiental é 100% humana. O mar começou a secar após o desvio dos rios Amu e Syr para irrigar lavouras da União Soviética (URSS), nos anos 1960. Apenas 15 anos após o desvio, o o nível de água já havia caído tanto que o mar se dividira em dois. Como não era mais irrigado por rios, ele também se tornou supersaturado e, pior, a água que resta acabou ficando extremamente poluída pelos agrotóxicos que escorriam das lavouras.

Essas mudanças destruíram o ecossistema do Aral. Das 32 espécies de peixes que viviam ali, restaram apenas seis, e das 319 espécies de aves que habitavam suas margens, cerca de 160 ainda resistem no local.

Explicação:

O déficit hídrico que atingiu o Aral fez com que o espelho d’água fosse reduzido em números

atuais a 10% das suas dimensões originais. As consequências, ao longo das décadas de

degradação progressiva, foram:

» a eliminação quase que completa do ecossistema marinho, com a extinção da maioria

dos peixes;

» a salinização dos solos no entorno do lago (pelos sais transportados pelo vento),

prejudicando a própria economia agrícola regional; e

» a eliminação de um modo de vida regional baseado na pesca

Perguntas interessantes