O Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, era até 1960 o quarto maior lago do mundo, cobrindo uma área de 66 mil quilômetros quadrados, com um volume estimado de mais de 1.000 quilômetros cúbicos. O Aral e toda a bacia do lago ganham notoriedade mundial como uma das maiores degradações ambientais do século XX causadas pelo homem. É referida como a "Chernobyl Calada", uma catástrofe silenciosa que evoluiu lentamente, de forma quase imperceptível, ao longo das últimas décadas. O futuro do Aral é incerto. A única certeza é que o lago é agora cenário de uma catástrofe ambiental à medida que o nível de água declina e o ecossistema degrada-se, provocando um ambiente de deterioração e condições de vida e de saúde precárias para os povos que vivem às margens do lago. Os impactos ambientais no Mar de Aral são diretamente resultantes da
Soluções para a tarefa
O Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, era até 1960 o quarto maior lago do mundo, agora cenário de uma catástrofe ambiental à medida que o nível de água declina e o ecossistema degrada-se . Os impactos ambientais no Mar de Aral são diretamente resultantes da extração das águas de seus afluentes para a irrigação de lavouras.
Onde antes havia água, agora resta apenas areia. O Mar de Aral, na Ásia Central, está praticamente seco, e deu lugar a um enorme deserto, isso porque porque foi perdendo o fluxo enquanto os engenheiros da URSS desviavam os rios que o alimentavam para nutrir as estepes secas, com o objetivo de criar enormes campos de arroz e outras culturas.
Hoje, apenas 10% da água permanece. Uma superfície de água tão grande quanto a Irlanda foi perdida. O enorme mar interior foi transformado em lagos menores.
Outras questões relacionadas: https://brainly.com.br/tarefa/3064688