O mapa mental é uma das formas para se trabalhar a alfabetização geográfica e também cartográfica, na medida em que o aluno passa a observar os elementos espaciais, compreendê-los e assim, representá-los. Ao desenvolver as noções de espaço, o estudante constrói relações topológicas elementares, projetivas e euclidianas. Sobre essas relações, associe cada uma às suas características: ( I ) Relações Topológicas Elementares ( II ) Relações Projetivas ( III ) Relações Euclidianas ( A ) Quando a criança usa o próprio corpo como ponto de referência para localizar objetos, lugares e pessoas. Com o tempo, a criança muda o referencial, e passa a ter noção de lateralidade e abstração, ou seja, consegue se localizar e utilizar os pontos cardeais. ( B ) Desde o nascimento e na interação imediata com o meio, a partir de "dentro", "fora", "perto", longe", no entanto, devemos lembrar que a criança não possui ciência sobre o espaço real. ( C ) Trata-se de um processo no qual a criança já consegue realizar abstrações graduais de espacialidade. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta. Selecione uma alternativa: a) I-B, II-A, III-C. b) I-A, II-B, III-C. c) I-C, II-A, III-C. d) I-A, II-C, III-B. e) I-B, II-C, III-B.
Soluções para a tarefa
a) I-B, II-A, III-C.
Explicando:
( I ) Relações Topológicas Elementares
As relações topológicas elementares consideram primeiramente o corpo da criança, indo do seu ser e, com base nele, para o seu entorno.
( B ) Desde o nascimento e na interação imediata com o meio, a partir de "dentro", "fora", "perto", longe", no entanto, devemos lembrar que a criança não possui ciência sobre o espaço real.
( II ) Relações Projetivas
A criança entende que o seu corpo é um objeto a mais no espaço e consegue superar o período egocêntrico. Ela tomará pontos de referências no espaço para se orientar.
( A ) Quando a criança usa o próprio corpo como ponto de referência para localizar objetos, lugares e pessoas. Com o tempo, a criança muda o referencial, e passa a ter noção de lateralidade e abstração, ou seja, consegue se localizar e utilizar os pontos cardeais.
( III ) Relações Euclidianas
Possibilitam a noção de distância.
( C ) Trata-se de um processo no qual a criança já consegue realizar abstrações graduais de espacialidade.
Bons estudos!