O mapa de Peters foi considerado um contraponto ideologico ao de Mercator . Quais foram as razoes para isso?
Soluções para a tarefa
O mapa de Mercator na época das Grandes Navegações ampliava exageradamente as áreas do hemisfério Norte e colocava a Europa como centro do mundo (que fortalecia o imperialismo e eurocentrismo), já o mapa de Peters na época da descolonização do “3º Mundo” buscou uma representação mais fiel do tamanho e posição dos países, com distorção igual pra todos (fazendo com que grandes países pobres deixassem de ter seus territórios subestimados, que fortalecia a liberdade e igualdade entre países).
O mapa de Peters foi considerado um contraponto ideológico ao de Mercator, pois a projeção de Peters é equivalente, ou seja, preserva a proporção entre as áreas das diferentes áreas da Terra. Essa é sua principal diferença com a projeção de Mercator, a mais utilizada e hoje em dia, que preserva os ângulos, mas não as áreas.
A projeção de Peters tenta escapar da imagem eurocêntrica do mundo, uma vez que a projeção de Mercator dá muito espaço às terras mais próximas aos pólos e, portanto, faz com que pareça ser o norte da Europa, a Rússia e o Canadá, muito maiores do que eles realmente são.
Além disso, é capaz de representar altas latitudes até os mesmos pólos norte e sul, algo matematicamente impossível na projeção de Mercator. Distorções menores são encontradas nas latitudes médias, onde vive a maioria da população.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/796875