História, perguntado por mariavitoriafe57, 10 meses atrás

O mapa acima indica cada região e o nome das revoltas ocorridas durante período regencial brasileiro. Mas diferente do movimento pela independência, ou então aquele que levou à abdicação de Dom Pedro I, estas revoltas tinham um sentido político bastante diverso. Agora responda: O que havia de comum nestas revoltas em relação às razões que as levaram a acontecer? O que estas revoltas tinham de semelhante?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gusstavodia
2

Resposta:

Nos casos como da Guerra dos Farrapos e da Sabinada, os grupos que iniciaram os movimentos de contestação ao governo central lutavam por maior autonomia e controle sobre seu território.

Já em revoltas regenciais como Cabanagem, na Revolta dos Malês e na Balaiada – rebeliões feitas por escravizados, libertos e camponeses –, o caso era outro. As contestações ocorriam por causa de castigos aplicados a trabalhadores, do recrutamento forçado de homens, da exploração comercial, da perda de terras para latifundiários e da própria escravidão. Era comum que as revoltas mencionadas ocorressem em um contexto de declínio econômico da sua respectiva região.

Perguntas interessantes