História, perguntado por Gakabyba7192, 1 ano atrás

O mapa abaixo indica as principais rotas de comércio ativas no Império Romano durante o século II. Observe-o e leia com atenção a legenda que o acompanha.

a) Por qual região do Império Romano passava a maioria das rotas comerciais controladas pelos romanos no interior de suas fronteiras?
b) Dos diversos bens comercializados das províncias, quais deles você acredita que fossem fundamentais para a economia romana? Por quê?
c) Qual era a receita do Império no final do século II?
d) Que porcentagem da receita era empregada na atividade militar?
e) Os dados oferecidos pelo mapa indicam prosperidade econômica ou a iminência de um cenário de crise? Justifique.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
39
a) A maioria das rotas de comércio romano passava pelo mar mediterrâneo, garantindo o acesso ao resto da Europa, à África e à Ásia.

b) Eram essenciais o trigo, porque garantia a produção de alimento para a população, os metais, que garantiam a forja de armamento e moedas, o sal, que conservava os alimentos e servia inclusive como pagamento para os legionários. 

c) 74.500.000 denários.

d) Quase a metade da receita era gasta com a atividade militar.

e) Quando notamos os gastos públicos totais, vemos um cenário de déficit, ou seja, o governo gastou mais do que ganhou, principalmente em infraestrutura. Percebe-se que a máquina não vai conseguir se sustentar por muito tempo... a crise é iminente, como comprovará a História.
Perguntas interessantes