ENEM, perguntado por dilsilenefirmi3832, 1 ano atrás

O mapa abaixo apresenta parte do contorno da América do Sul destacando a bacia amazônica. Os pontos assinalados representam fortificações militares instaladas no século XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revogado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750. Pode-se afirmar que a construção dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominar (A) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas. (B) economicamente as grandes rotas comerciais. (C) as fronteiras entre nações indígenas. (D) o escoamento da produção agrícola. (E) o potencial de pesca da região.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
176
Olá,

 A resposta para esta questão é a letra A:

 (A) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas. 

 O fato das rotas comerciais apontarem para o litoral e não para o interior já uma pista para encontrar a resolução desta pergunta. Os processos de ocupação brasileira ocorreram de formas diferentes pois as áreas localizadas no interior não eram valorizadas a ponto de conseguirem ser chamara atenção de ocupação.

 Portanto a resposta para a questão é a letra A, a ocupação da bacia hidrográfia do Amazonas ocorreu pelos militares afim de proteger seus interesses econômicos.
 
Respondido por SrTrindade
40

Olá!

ALTERNATIVA A

Militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas.

Com o início dos processos de expansão portuguesa e espanhola, e a consequente conquista de territórios, surgiu um problema:

Como dividir os novos territórios entre essas duas Coroas?

Com quem ficaria cada território?

O que delimitaria cada um?

Com a bula Inter Coetera, o Papa Alexandre VI estabelecia uma demarcação, estabelecendo-se depois (1494) o famoso Tratado de Tordesilhas. O fato é que, essa demarcação nunca foi totalmente respeitada, sendo assim, os portugueses construíam fortes militares com o objetivo claro de defender suas novas possessões.

Bons Estudos

Perguntas interessantes