O manuseio de equipamentos de radiologia envolve riscos à saúde, e o Tecnólogo em Radiologia segue uma série de normas de biossegurança para evitar a exposição desnecessária à radiação ionizante. Esse tipo de radiação pode danificar suas células, levando-as a reproduzir-se de modo desordenado e descontrolado, gerando inúmeras novas células por meio do mesmo processo de divisão celular que ocorre nas células somáticas. Desse modo, basta que uma única célula do corpo danifique-se e torne-se uma célula cancerígena para que surja um tumor. Isso ocorre porque a célula cancerígena inicial divide-se por: *
A. Meiose, gerando células com metade do número de cromossomos, porém ainda com capacidade de duplicação.
B. Mitose, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação.
C. Mitose, gerando células com o dobro do número de cromossomos e uma capacidade ainda maior de duplicação.
D. Meiose, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação.
E. Mitose, gerando células com metade do número de cromossomos, porém ainda com capacidade de duplicação.
Soluções para a tarefa
A LETRA (D) é a resposta correta
Explicação: acertei no CMSP
Resposta:
letra B
O câncer é causado por alterações da estrutura genética (DNA) das células, as chamadas mutações. Cada célula sadia possui instruções de como devem proceder, ou seja como crescer e se dividir, o período de funcionamento e de sua morte. Na presença de qualquer erro nestas instruções pode surgir uma célula alterada que venha a se tornar cancerosa.
Multiplicam-se de maneira desordenada e descontrolada, ou seja elas se dividem mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, e o crescimento celular torna-se contínuo. O excesso de células vai invadindo progressivamente todo o organismo, adoecendo todo o corpo. Geralmente, têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado.
O acúmulo dessas células desordenadas dá origem aos tumores malignos.
As células possuem a capacidade de se desprenderem do tumor e de se deslocar. Invadem inicialmente os tecidos vizinhos, podendo chegar ao interior de um vaso sanguíneo ou linfático e, através desses, disseminar-se, chegando a órgãos distantes do local onde o tumor se iniciou, formando o que chamamos de as metástases. Dependendo do tipo da célula do tumor, alguns dão metástases mais rápido e mais precocemente, outros o fazem bem lentamente ou até não o fazem.
As células cancerosas são, geralmente, menos especializadas nas suas funções do que as suas correspondentes normais. Conforme as células cancerosas vão substituindo as normais, os tecidos invadidos vão perdendo suas funções. Por exemplo, a invasão dos pulmões gera alterações respiratórias, a invasão do cérebro pode gerar, alterações neurológicas, etc.